sexta-feira, 24 de abril de 2009

PÃEZINHOS - TIPO ÁGUA

Estes pãezinhos foram postados pela ISI no Fórumbimby, e cativaram a minha atenção. São o tipo de pãozinhos que mais adoro e muito simples de fazer.
Como á sexta-feira á tarde chego cedo a casa, costumo fazer pão, normalmente na máquina do Pão, para o lanche do meu filhote e hoje decidi testar estes na Bimby.
Fiquei agradavelmente surpreendida. São fabulosos!



Ingredientes:
  • 300 grs de água morna
  • 500 grs de farinha tipo 55
  • 1 cubo de fermento de padeiro (24 grs) ou uma saqueta de Fermipan
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar ou mel (usei açúcar)

- Coloquei a água na Bimby e amornei 2 minutos, 37º na velocidade 2. Deitam-se os restantes ingredientes e programa-se 5 minutos na velocidade Espiga.

- Deixa-se ficar a massa no copo da Bimby cerca de 45 minutos. Volta-se a amassar 1 minuto na velocidade Espiga.

- Retira-se a massa para uma superfície enfarinhada, fazem-se umas 6 ou 7 bolinhas. Espalmam-se com a mão e enrola-se tipo torta, colocando-se no tabuleiro com a abertura virada para baixo. Deixa-se repousar mais 30 minutos.

- Pincelam-se os pãezinhos com água e de seguida com um pouco de azeite, fazem-se uns cortes e polvilha-se com farinha. Vai ao forno pré-aquecido a 200º durante 20 minutos. No meu forno, 15 minutos chegaram.


Prontos a entrar no forno.

Já tostadinhos e muito fofos. Enrolei ainda quentes num pano, para transpirarem e ficaram óptimos.


O aspecto interior.



Com fiambre, para o meu lanche...

Na Máquina do Pão
- Na cuba da máquina deita-se a água já morna e os restantes ingredientes. Programa-se no ciclo "Massa", só para amassar o pão. Terminado o tempo, retira-se da cuba para uma superfície enfarinhada e fazem-se as bolinhas que se espalmam e enrolam.
Pincelam-se com água e azeite e polvilham-se de farinha. Deixam-se repousar 30 minutos e levam-se ao forno pré-aquecido a 200º cerca de 20 minutos.

São divinais. Vou repetir muitas e muitas vezes. Obrigado ISI pela partilha.

18 comentários:

  1. Jáos tinha visto e tb me chamou a atenção.
    Tem mesmo um aspecto fofinho...para mim é com manteiga.
    Depois quero saber como ficam no dia seguinte.
    beijocas para os três.

    ResponderEliminar
  2. ena bem... mas que delicia de paezinhos...
    se eu soubesse aparecia ai pr o lanche lol

    esse com fiambre esta mesmo a abrir me o apetite...

    adorei a receita

    beijinhos e bom fim de semana amiga

    Liliana

    ResponderEliminar
  3. Eu que cheguei cedo a casa... Tinha ido lanchar à casa da vizinha!

    ResponderEliminar
  4. Olá ...
    Tens uma joaninha no meu blog para ti ...

    Beijinhos e bom fim de semana
    Liliana

    ResponderEliminar
  5. Que pãezinhos maravilhosos! Até que comia um agora!
    Gostei do teu blog, vou ser tua seguidora.
    Jokas!

    ResponderEliminar
  6. Hummm que maravilha de pães :-) tb gostei muito da receita vou levar comigo posso ? ;-)

    ResponderEliminar
  7. Tão perfeitinhos!!!!!
    Posso ir lanchar aí? Posso???

    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado, o mérito é todo da ISI, eu limitei-me a seguir a receita dela.
    São mesmo mt bons, e a parte melhor é q são mt fáceis de fazer,experimentem.

    Querem cá vir lanchar? Pois, mas já não há. Desapareceram num ápice. O meu marido disse-me q na próxima vez tenho q fazer a dobrar...LOL

    Beijocax a todas.
    Elsa

    ResponderEliminar
  9. Que aspecto maravilhoso!!! vou tentar na minha máquina do pão...mas duvido que fiquem tão bonitos como os teus :)
    bjs Eva

    ResponderEliminar
  10. Mais uns pães com muito bom aspecto! :)

    ResponderEliminar
  11. Estou rendida a esta padaria, é com cada pãzo de comer e chorar por mais, só tenho uma dúvida, o programa amassar é só de amassar ou amassa e leveda?

    ResponderEliminar
  12. Olá Bichinha,
    esse programa tb faz uma levedação á massa.
    De qq maneira, depois de tirar a massa da cuba e moldar os pães, convém deixar levedar por cerca de meia-hora antes de ir ao forno, pois a massa ao ser mexida perde o ar q contém.
    Boa sorte e beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigado pela resposta. Vou fazer e depois conto como correu que ando viciada aqui na padaria da Elsa. Resto de boa semana :)

    ResponderEliminar
  14. Voltei, já fiz os pães e adorei. Foi a primeira vez que fiz pão com a farinha t55 e a diferença é enorme, o pão fica mais fofo e ficaram estaladiços. Adorei adorei, já fiquei cliente aqui da padaria, mais pãozinho virá a seguir. Obrigado por partilhar.

    ResponderEliminar
  15. Que óptimo, Bichinha.
    As receitas não são minhas , são da ISI, que as pôs no Fórumbimby, mas fico feliz por ter corrido tudo bem.
    A seguir, tem q experimentar os Papossecos, são óptimos tb. Tb pode amassar na Máquina de fazer pão, seguindo a regra de colocar primeiro os líquidos, depois os sólidos e programar para amassar.
    Experimente! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Olá Elsa tomei conhecimento do seu blog, pelo blog das 3 bichinhas e fiquei fã do que por aqui se faz, adorei estes pãozinhos que ireí experimentar.
    Deixo aqui o convite para uma visita á minha cozinha, beijinhos:))
    http://cozinhadaduxa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Olá, Duxa. Obrigado pela visita, vou visitar o seu cantinho.
    Beijos.

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar na minha cozinha.