quarta-feira, 15 de abril de 2009

O MELHOR BOLO DE MAÇÃ

Este bolo já me tinha piscado o olho no blog Figo Lampo da Margarida, mais tarde vi-o no Fórumbimby também colocado por ela, e hoje ao conversar com a minha amiga Cre@tive, ela disse-me maravilhas dele. Decidi-me mesmo em fazê-lo porque a minha sogra deixou-me uma caixa com uns 5 kgs de maçãs e tenho que as gastar, dê por onde der.
Aqui fica a minha experiência...

Ingredientes:
  • 8 maçãs descascadas e cortadas em cubos muito pequenos (1/2 kg limpas)
  • 1 c. de sopa de canela
  • 5 c. de sopa de açúcar
  • 385 grs de farinha peneirada
  • 1 c. de sopa de fermento em pó
  • 1 c. de chá de sal
  • 1 chávena mal cheia de óleo
  • 2 chávenas de açúcar
  • 1/2 chávena de sumo de laranja
  • 2 1/2 colheres de baunilha ou açúcar baunilhado
  • 4 ovos
  • 1 chávena de nozes picadas grosseiramente (não coloquei)

- Liga-se o forno a 180º. Descascam-se as maçãs, cortam-se em pedaços pequenos e misturam-se num recipiente com 5 colheres de sopa de açúcar e 1 de canela e reserva-se.

- Coloque no copo a farinha, o fermento e o sal e programe 10 segundos na velocidade 8. Reserve.

- Coloque no copo o açúcar, o sumo de laranja, o óleo e a baunilha e programe 15 segundos na velocidade 4. Junte a farinha, feche o copo, programe 3 minutos na velocidade 4 e pelo bucal vá deitando os ovos, um a um, adicionando o seguinte apenas quando o anterior estiver dissolvido.

Unta-se e polvilha-se uma forma grande ou um tabuleiro e deita-se metade da massa. Põe-se metade das maçãs, deita-se a restante massa e cobre-se com a restante maçã.

Como o meu tabuleiro era grande, coloquei a massa e a maçã toda de uma vez.


Leva-se ao forno a cozer cerca de 30 a 40 minutos (utilizar um palito para verificar se está cozido). Retira-se e deixa-se arrefecer antes de desenformar ou cortar.
Cortei dentro do tabuleiro, para não desmanchar ao desenformar.


O cheirinho que fica na cozinha já deixa adivinhar a maravilha que é este bolo.






Margarida, obrigado por partilhares esta receita, é realmente o melhor bolo de maçã que já alguma vez comi. Cre@tive, obrigado pelo "bichinho" que me deixaste ao falar maravilhas dele.
Aconselho-vos a fazer este bolo quer sejam ou não fãs, como eu, da combinação da maçã com a canela, é simplesmente fantástico.

P.S.- os meus colegas de trabalho vão ser os meus cobaias. Vou-lhes levar uns quadrados desta delicía, pois têm andado a dizer que inaugurei o blog e eles ainda não provaram nada...LOL

19 comentários:

  1. Olha, esta tua "colega" de blog também ainda não provou esse bolinho,e ainda por cima adora bolos de maça!!!!
    Por isso toca a mandar para aqui duas fatiazinhas,por favor:D
    Agora a sério,está mesmo com bom aspecto esse bolinho! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de bolo! Adoro bolos e tartes e tudo o que leve maçã!

    Ah! E o fundo está bem giro!!!
    ;)

    Jokas grandes

    ResponderEliminar
  3. Então e quando é que fazes a inauguração do blog aqui para quem te visita????? Eh, eh, eh!!!!
    Faço-me já de convidada, com este bom aspecto que poderá resistir???

    ResponderEliminar
  4. Adoro tudo o que leva maçã, e este bolo tenho mm que experimentar.Já tirei a receitinha.
    Vou experimentar e depois digi-te como ficou.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Olha,eu também sou tua "colega" da blogosfera e não me importo de ser cobaia!!!!
    Por isso toca a mandar para aqui duas fatiazinhas de bolo,por favor!
    Agora a sério, adoro bolos de maçãs e o teu está de babar!!!! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Pois há gente com sorte mesmo...tb gostava de ser tua cobaia.
    Ainda bem que a experiencia correu bem, ficou com um aspecto delicioso.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Cre@tive disse...
    Olá! tenho o prazer de ser a primeira a comentar ...... obrigada por teres testado, ficou lindo, lindo........os cobaias vão adorar e pedir mais vais ver :D
    ficou otimo, quando testei a receita aos quadrados, a ideia é mesmo para levar para algum sitio, ou para aniversários (torna-se mais facil)....... Beijinhos Sónia

    ResponderEliminar
  8. Elsa, tb já fiz e adorei!
    Mas não me esqueço do teu bolo de maçã e canela outonal - tb é tão bom!
    :)

    ResponderEliminar
  9. Amiguinha que tabuleiro delicioso!!
    Eu sabia que ias gostar deste bolo, tinha a combinação de ingredientes que tu tanto gostas.
    E é bem verdade, o cheirinho que fica em casa diz tudo|
    beijinhos pra vcs

    ResponderEliminar
  10. se e o melhor bolo de maça eu tambem tenho de fazer. adoro bolos de maça:-)
    beijinhos e boa sorte com o blog

    ResponderEliminar
  11. Obrigado a todas.
    Os cobaias adoraram...só podiam, porque este bolo é magnifico.
    Experimentem.
    Beijinhos.
    Elsa

    ResponderEliminar
  12. Eu já o tinha visto e ficou de baixo de olho. Mas agora não me escapa. Tem mesmo pinta! Parabéns!

    ResponderEliminar
  13. Já "copiei" esta receita para mim :))
    Obrigada por me visitares, gostei muito do teu blog, virei aqui + vezes!

    Bjcs

    ResponderEliminar
  14. Este bolo deve ser uma maravilha!! Ficou bem bonito e original, adorei! :P

    ResponderEliminar
  15. Olá Elsa

    Obrigada pelos simpáticos comentários aos meus bolos (Aninhas). De facto temos a mesma paixão... a bimby. Invenção maravilhosa! Adorei o teu blog, obrigada pela partilha. Este bolinho de mação já está na minha calha de experiências. ;-)
    Tb podes seguir os meus bolinhos aqui:
    www.afadadoacucar.com
    Bijs e boas experiências culinárias

    ResponderEliminar
  16. Eu quero muito fazer este bolo, parece ótimo. Porém estou no Brasil e preciso saber o quanto equivale 385 gramas de farinha. Seriam 4 xícaras?
    Obrigada
    Cássia

    ResponderEliminar
  17. Já fiz! É mesmo muito bom! Obrigada pela partilha...
    ju

    ResponderEliminar
  18. Hoje experimentei e ficou muito bom, desapareceu num instante!

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar na minha cozinha.