Esta tarte já é obrigatória cá em casa, o meu marido anda constantemente a pedir-ma. É viciado nela. Quando lhe perguntei o que fazer para a sobremesa no almoço de Páscoa, ele pediu-a logo.
Tirei a receita do FórumBimby há já algum tempo. Fiz algumas alterações ao longo deste tempo, faço a base de maneira um pouco diferente e alterei as quantidades de alguns ingredientes. Aqui fica a receita de como a faço.
Ingredientes para a Base:
- 1 pacote de bolacha maria
- 100 grs de margarina
- Coloque as bolachas meias partidas no copo da Bimby. Triture com 3 pulsações de Turbo e depois uns segundos na velocidade 5. Junte a margarina em pedaços e programe 2 minutos a 70º, na velocidade 2,5. Deite a bolacha numa forma de mola e calque com uma colher de modo a que fique bem prensada. Leve ao frio, enquanto faz a 1ª camada de chocolate.

Ingredientes para os cremes:
- 150 grs de chocolate negro
- 150 grs de chocolate de leite
- 150 grs de chocolate branco
- 150 grs de açúcar (opcional)
- 600 grs de natas (3 pacotes, 1 para cada camada)
- 900 grs de leite (300 grs para cada camada)
- 3 pacotes de Cuajada Royal (1 para cada camada)
- 1ª camada: Coloque no copo o chocolate negro partido em pedaços, 75 grs de açúcar, 1 pacote de natas (200 grs), 300 grs de leite e um pacote de Cuajada. Programe 5 minutos a 90º, na velocidade 3 e com uma mão segura o copinho e com a outra a Bimby, pois esta vai trepidar muito até o chocolate começar a desfazer-se (mais ou menos 1 minuto).
- Retire a forma do frio e coloque-a na bancada, onde não a tenha que mover até ao final da adição das camadas. Com uma colher de sopa a aparar o creme (para que este não esburaque a bolacha) vá deitando o preparado para dentro da forma.

- 2ª camada: enxague e seque o copo. Deite o chocolate de leite aos pedaços, 50 grs de açúcar, 1 pacote de natas, 300 grs de leite e um pacote de Cuajada. Programe 5 minutos a 90º, na velocidade 3. Enquanto este está na Bimby, a 1ª camada vai solidificando. A Cuajada ajuda a que a camada fique sólida mais depressa. Quando a 2ª acaba de fazer, faça uns riscos com o garfo na superfície da que já está sólida antes de deitar o creme, para que este agarre melhor e não se separe ao desenformar. Verta o 2º creme usando a colher de sopa como base para não esburacar.

- 3ª camada: deite no copo enxaguado e seco, o chocolate branco em pedaços, 1 pacote de natas, 300 grs de leite e 1 pacote de Cuajada. Terminando repita o processo de riscar com o garfo e deitar o creme com a colher como base.
- Deixe arrefecer até ficar quase solificado e deixe no frio até ao dia seguinte.

- Um pouco antes de servir, polvilhe a superfície com granulado de chocolate ou outro enfeite a gosto. Coloque a forma num prato e abra cuidadosamente a mola até separar todos os lados e retire.
Agora é só deliciar-se com esta maravilhosa tarte. Faz um sucesso nas festas.


Notas: esta tarte deve ser feita no dia anterior a ser consumida ou umas 12 horas antes.
A Cuajada é um pó que apenas se vende nos supermercados em Espanha e em Portugal, no supermercado do El Corte Inglês.
Diminuí a quantidade de natas e aumentei a de leite á receita original, para não ficar com meio pacote de natas sem uso e além disso não há qualquer diferença no sabor.