
São os votos d' A Cozinha da Elsa. Beijos.
Um cantinho feito de partilha.
Na Bimby
No copo deitar a maçã préviamente cortada e descaroçada e triturar 10 segundos na velocidade 7. Juntar o açúcar e a canela e programar 10 segundos, velocidade 6, para misturar bem. Baixar os resíduos das paredes com a ajuda da espátula.
Programar 30 minutos, temperatura 100º, velocidade 2. Terminado o tempo, se achar que ainda deve engrossar mais um pouco, programar 10 minutos, temperatura Varoma, velocidade 2, colocando o cesto no topo do copo, em vez do copinho, para que o doce apure e não salpique.
Numa tigela, parti uma tablete em pedaços e levei ao microondas a derreter cerca de 1,5 minutos. Retirei e mexi bem com uma colher, durante 2 minutos até o chocolate estar todo derretido.
No fundo da forma dos bombons, polvilhei com os confettis. Com a ajuda de 2 colheres de chá, fui deitando colheradas de chocolate derretido dentro de cada orifício até encher.
Repeti a mesma operação com a outra tablete (cada uma, deu para 8 bombons).
Agitei ligeiramente a forma, para alisar o topo dos chocolates e levei ao frigorífico por umas horas.
Coloque todos os ingredientes no copo, excepto o chocolate e programe 5 minutos, temperatura 70º, velocidade 4.
Quando terminar, deite o chocolate. Se for de barra, deixe amaciar uns segundos e de seguida bata 10 segundos, velocidade 6. Deite por cima dos bolos já arrefecidos e enfeite a gosto.
Esta cobertura é muito boa, fica muito lisa e brilhante.
Na Bimby
No copo da Bimby deitar o açúcar e a casca do limão ou laranja e pulverizar 5 segundos, velocidade 9. Juntar os ovos e a margarina e programar 15 segundos, velocidade 6.
Por fim, adicionar a farinha e o fermento e programar 20 segundos, velocidade 6, ajudando com a espátula. De seguida, programar 2 minutos, velocidade Espiga.
Á Mão
Numa tigela bata muito bem os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte a raspa de meio limão ou laranja e a margarina préviamente amolecida e bata bem até estar tudo bem ligado. Junte a farinha e o fermento e mexa até ficar a massa formar uma bola.
Preparação das Bolachas
Numa bancada bem enfarinhada (convém ir sempre colocando farinha para que a massa não cole), coloque uma porção de massa em formato de bola e estique com o rolo até ficar com uma espessura de cerca de 0,5 centímetro.
Corte com as formas cortantes, enfeite com confettis ou açúcar e leve ao forno préviamente aquecido a 180º, num tabuleiro forrado com folha de cozeduta até as bolachas começarem a ficar ligeiramente douradas.
Retire e deixe arrefecer.
Se preferir, pode fazer um Glacé Branco, tingir com corante alimentar de cor ao gosto de cada um e enfeitar as bolachas.
Feliz Natal!
Escolher a garrafa onde se vai acondicionar o azeite. Depois de lavada, deitar dentro os dentes de alho descascados (se o gargalo for fininho, cortam-se ao meio) e as folhas de louro préviamente lavadas e dobradas de modo a entrar na garrafa.
Enche-se a garrafa de azeite, fecha-se e deixa-se repousar, agitando de vez em quando. Este azeite deve ser feito com uma semana a quinze dias de antecedência de modo a que o azeite ganhe o sabor dos elementos.
-»Pode aromatizar-se o azeite com muitos outros ingredientes:
É uma óptima ideia. O azeite fica óptimo para temperar saladas e pratos e também se torna muito bonito, dentro de uma garrafa transparente, com os vários ingredientes, a alegrar a garrafa.
Na Bimby
Deite no copo a água e os paus de canela e programe 10 minutos, temperatura 100º, velocidade 1 Inversa. Adicione o açúcar e volte a programar 10 minutos, temperatura 100º, velocidade 1 Inversa.
Terminando o tempo, deixe arrefecer um pouco. Ligue a Bimby na velocidade 1 e pelo bucal, vá juntando a aguardente ou vodka. Deixe arrefecer por completo. Prove e se achar que necessita de mais açúcar, adicione um pouco mais e mexa.
No Fogão
Numa caçarola alta ou cafeteira deitar a água e os paus de canela e levar ao lume até a água ferver e fazer uma espécie de chá. Deitar o açúcar e deixar levantar novamente fervura, mexendo bem, até o açúcar dissolver por completo.
Apaga-se o lume e deixa-se arrefecer quase por completo. Deita-se a aguardente ou vodka aos poucos, mexendo sempre.
-»Com um pano fininho de algodão ou um filtro de uma cafeteira eléctrica, coe o licor para dentro de um jarro. Este processo vai deixar o licor limpo de qualquer pedaçinho de canela que se tenha partido.
Encha garrafinhas com o licor e coloque dentro 1 ou 2 paus de canela, dos que utilizou para fazer o licor. Feche bem e está pronto a oferecer ou consumir.
Na Bimby
Coloque no copo a amêndoa e rale 15 segundos, velocidade 7. Reserve.
Coloque no copo as nozes e pique 3 segundos, velocidade 4 e reserve.
Deite no copo todos os ingredientes, á excepção da farinha e dos frutos secos ralados e programe 7 minutos, temperatura 100º, velocidade 1.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Junte a farinha e a amêndoa ralada e programe 5 minutos, temperatura 100º, velocidade 3. Adicione as nozes e envolva tudo muito bem com a espátula.
Forme as broas, com a massa ainda morna, pressione-as com um garfo, polvilhe com açúcar ou coloque uns pinhões por cima e leve ao forno cerca de 15 a 20 minutos.
Na Bimby
No copo, deitar o açúcar e pulverizar 6 segundos, velocidade 9. Adicionar a banana em pedaços e misturar 30 segundos, velocidade 5. Colocar a "borboleta", deitar os ovos e programar 4 minutos, velocidade 3,5.
Retirar a "borboleta", deitar o óleo e mexer 10 segundos, velocidade 4. Juntar a farinha, o fermento e a canela e programar 15 segundos, velocidade 4.
Á mão
Reduzir as bananas a puré com a varinha mágica ou outra e reservar.
Numa tigela bater o açúcar com os ovos muito bem, até obter um creme esbranquiçado. Juntar a banana e o óleo e mexer muito bem. Juntar a farinha, o fermento e a canela e mexer bem até ficar tudo misturado.
Num tabuleiro de forno, forrar forminhas com papel plissado, enchê-las de massa até a meio da forma, polvilhar com as pepitas de chocolate e levar ao forno a 180º, cerca de 15 minutos, até estarem cozidos.
A banana faz com que os queques não fiquem secos, ficam húmidos e saborosos.
Bom feriado!
Para temperar as batatas
Ainda não recebi o meu miminho, não faço ideia quem será o meu Amigo Oculto, mas vou de certeza adorar, eu adoro surpresas! Depois mostro-vos aquilo que recebi.
Beijos.
Num tachinho colocar cerca de 1/2 litro de água e quando começar a ferver, deitar a aletria e deixar cozer cerca de 5 minutos. Escorrer a aletria (uso o cestinho da Bimby) e reservar.
No mesmo tacho, levar ao lume o leite, a casca do limão, o açúcar e aletria e deixar levantar fervura. Baixar o lume e misturar as gemas ou o pudim chinês previamente misturados com um pouco de leite e misturar muito bem. Levantar o lume e deixar engrossar até ficar cremoso, mexendo sempre.
Tira-se para uma travessa, deixa-se arrefecer um pouco e polvilha-se a gosto com canela.
Delicie-se!!
Ingredientes p/ a Cobertura:
Na Bimby
Coloque todos os ingredientes para a massa de biscoitos na Bimby e programe 20 segundos, velocidade 6. De seguida, 2 minutos, velocidade Espiga.
Coloque a massa no dispara-biscoitos e molde-os em cima da folha de cozedura, posta num tabuleiro de ir ao forno.
Leve a cozer a 180º, cerca de 15 minutos. Retire e deixe arrefecer.
Cobertura - derreta o chocolate e o leite em banho-maria. Pode partir o chocolate em pedaços para uma tigela, juntar o leite e levar ao microondas cerca de 2 minutos, em potência alta. Retire e mexa bem com uma colher até ficar bem derretido e misturado. Se achar que está muito espesso, junte mais 2 colheres de leite.
Mergulhe os biscoitos no chocolate, até meio e deixe solidificar sobre uma grelha ou folha de cozedura.
No copo da Bimby deitar a cebola e o alho e triturar uns segundos na velocidade 6. Adicionar a polpa de tomate e o azeite e programar 5 minutos, temperatura Varoma, velocidade 1.
Juntar os chocos ou lulas préviamente descongelados ou passados por água morna e escorridos, o chouriço de carne em rodelas, um pouco de sal e pimenta e o vinho branco e programar 15 minutos, temperatura 100º, velocidade Colher Inversa.
Terminando o tempo, deitar o feijão e respectivo caldo e o miolo de camarão, rectificar os temperos (atenção que o feijão já tem sal) e programar 8 minutos, temperatura 100º, velocidade Colher Inversa.
Deve experimentar-se um choco ou lula para verificar a sua cozedura. Se ainda estiver rijo, programar mais uns minutos, á mesma temperatura e velocidade.
Bom apetite!
Ingredientes:
Na Bimby
Coloque a "borboleta" no copo da Bimby, adicione todos os ingredientes, excepto o caramelo e programe 30 segundos, velocidade 3. Deite numa forma que caiba na Varoma, previamente caramelizada. Coloque a forma na Varoma e tape o topo do pudim com papel de alumínio.
Enxague o copo e encha com 1 litro de água, coloque a Varoma por cima e programe 50 minutos, temperatura Varoma, velocidade 2. Terminando o tempo, retire da Varoma, deixe arrefecer e leve ao frigorífico umas horas antes de desenformar.
Tradicional
Numa tigela ou batedeira, bata muito bem todos os ingredientes, excepto o caramelo. Deite numa forma previamente caramelizada. Leve ao forno, em banho-maria, até estar cozido.
Na Bimby
No copo da Bimby deita-se a cebola, os alhos e o tomate e tritura-se 5 segundos, velocidade 5. Baixam-se os resíduos com a espátula, deita-se o azeite e programa-se 6 minutos, temperatura Varoma, velocidade 1.
Junta-se a polpa de tomate, o miolo de camarão normal e a farinha, mexe-se bem com a espátula e programa-se 4 minutos, temperatura 100º, velocidade Colher Inversa. De seguida, junta-se o concentrado de Creme de Marisco, previamente dissolvido num pouco de água, a restante água, sal e pimenta, e programa-se 20 minutos, temperatura Varoma, velocidade 1.
No tabuleiro da Varoma, coloca-se o miolo de camarão grande e o mexilhão e coloca-se por cima da tampa, durante os 20 minutos.
Terminado o tempo, retira-se a Varoma, e segurando o copinho no bucal tritura-se 30 segundos, velocidade 5-7-9. Junta-se o miolo de camarão e mexilhão, cozidos na Varoma, deitam-se os coentros ou salsa e programa-se 3 minutos, temperatura 100º, velocidade Colher Inversa.
No Fogão
Num tacho deita-se a cebola, os dentes de alho e o tomate picados. Verte-se o azeite e leva-se ao lume a refogar ligeiramente. Junta-se a polpa de tomate, o miolo de camarão normal e a farinha e deixa-se fritar um pouco, mexendo sempre. Junta-se o concentrado de Creme de Marisco previamente derretido num pouco de água, a restante água, sal e pimenta e deixa-se cozinhar cerca de 20 minutos.
Entretanto, á parte, coze-se o miolo de camarão grande e o mexilhão.
Triture a sopa com a varinha, até ficar em creme, junte o miolo de camarão e mexilhão cozidos, a salsa ou coentros picados e leve de novo ao lume, até levantar fervura.
Dica: sirva com quadrados de pão frito ou torrado.
Deitam-se os marmelos já limpos e cortados em pedaços no copo da Bimby e trituram-se 20 segundos, velocidade 4.
Junta-se o açúcar e mistura-se 10 segundos, velocidade 5.
Programam-se 40 minutos, temperatura 100º, velocidade 2. No final do tempo, verifique a consistência do doce, tendo em conta que depois de frio, ficará mais espesso. Se desejar espessar mais, programe mais 10 minutos, temperatura Varoma, velocidade 2, sem o copinho no bucal, substituindo-o pelo cestinho, para que não salpique.
Retire para frascos ou tigelas e deixe arrefecer.
Ingredientes:
Na Bimby
No copo limpo e seco, deite o açúcar e as cascas dos citrinos e pulverize uns segundos na velocidade 9. Deite a manteiga e programe 30 segundos, velocidade 4. Junte o leite e o fermento e misture 30 segundos, velocidade 4. Deite a farinha e misturei 10 segundos, velocidade 5. De seguida, programe 2 minutos, velocidade Espiga.
Manual
Misture a farinha com a açúcar e a manteiga amolecida. Dissolva o fermento no leite morno e adicione aos poucos ao preparado anterior, juntando também a raspa dos citrinos. Amasse até obter uma massa homogénea.
Na Máq. de fazer Pão
Coloque o leite na cuba e junte a farinha, o fermento, o açúcar, a manteiga e a raspa dos citrinos. Selecione o programa "Massa", para amassar bem todos os ingredientes. Quando terminar o programa, retire.
Preparação dos biscoitos
Pré-aqueça o forno a 190º. Retire a massa para uma superfície bem enfarinhada. Enfarinhe bem as mãos e molde rolos bem finos e coloque-os num tabuleiro untado com manteiga ou forrado com papel de cozedura. Leve a cozer cerca de 20 minutos. Retire do calor, coloque-os num prato de servir e se desejar, polvilhe com açúcar.
Opinião: ficam muito bons, parecidos com uns que comia quando era pequena. Para esta quantidade, convém pôr a raspa de um limão inteiro ou vai saber pouco a limão. Pus mais açúcar, mas mesmo assim, não ficam muito doces. Os biscoitos crescem um bocado, logo devem ser moldados fininhos e pequenos.
São óptimos para acompanhar um chá bem quentinho. Bjs.
Na Bimby
Com o copo limpo e seco coloque o açúcar e pulverize 15 segundos, velocidade 9. Junte as cascas dos citrinos e rale 5 segundos, velocidade 5. Adicione o leite e a manteiga e programe 30 segundos, temperatura 37º, velocidade 2. De seguida programe 30 segundos, velocidade 9.
Coloque a Bimby em funcionamento na velocidade 3 e pelo bucal junte as gemas, o fermento, o sumo de laranja, o vinho do Porto e misture alguns segundos. Ainda em funcionamento deite a farinha, pouco a pouco através do bucal e só no final a pitada de sal. Aumente a velocidade para a velocidade 9, durante 30 segundos.
Programe 3 minutos, velocidade Espiga, verificando se a massa forma uma bola que não fica agarrada ás paredes do copo. Se agarrar, polvilhe com um pouco de farinha e volte a amassar na mesma velocidade.
Deixe repousar a massa dentro do copo até levantar o copo-medida. Logo que isto aconteça, pressione a massa com as mãos de forma que o volume baixe e volte a programar 15 segundos, velocidade 9. Programe 1 minuto, velocidade Espiga e nos últimos segundos deite pelo bucal 200 grs de frutos secos e as pepitas.
Tradicional
Numa tigela grande, deite o açúcar, a raspa dos citrinos, o leite morno e a manteiga amolecida e bata bem até ficar uma massa homógenea. Deite as gemas, o fermento, o vinho do Porto, o sumo de laranja e amasse bem até ficar tudo bem incorporado.
Aos poucos, vá deitando a farinha, amassando bem e no final deite a pitada do sal. Amasse bem a massa com as mãos, durante alguns minutos. Se a massa agarrar ás mãos, vá polvilhando com farinha, para que desagarre das mãos e da tigela, até formar uma bola. Tape e deixe levedar cerca de 1 hora, num local morno.
Deite por cima da massa 200 grs de frutos secos e as pepitas de chocolate. Amasse e misture muito bem até estar tudo bem misturado e incorporado na massa.
Montagem do bolo
Retire a massa para uma superfície enfarinhada e amasse com as mãos até formar uma bola. Dê-lhe a forma de uma rosca e coloque num tabuleiro untado ou forrado com papel vegetal e pincele-a com a gema de ovo, decorando com os restantes frutos secos. Se desejar, decore com montinhos de açúcar humidificado (molhado).
Deixe que a massa dobre de volume e de seguida leve ao forno, pré-aquecido a 180º, cerca de 20 minutos.
Dica: aconselha-se colocar um pequeno recipiente, resistente á temperatura, com água no meio da massa para que esta não feche. Ao retirar o bolo, ainda quente, pincele-o com mel para dar brilho.
Na Bimby
Deitei o açúcar, o ovo e a margarina amolecida e programei 2 minutos, velocidade 3. Juntei as farinhas e o fermento e programei 20 segundos, velocidade 3. Deitei o côco ralado e bati mais uns segundos, na velocidade 3, ajudando com a espátula.
Nesta altura, achei que a massa estava muito dura e não iria funcionar bem no dispára-biscoitos. Amoleci mais 50 grs de margarina e voltei a misturar bem na massa, cerca de 1 minuto, na velocidade Espiga.
Tradicional
Juntar o açúcar, o ovo e a manteiga derretida e mexer bem até obter um creme homogéneo. Juntar aos poucos as farinhas e o fermento em pó. Mexer bem e por fim, juntar o côco ralado. Misturar muito bem, até a massa formar uma bola.
Retirar a massa para uma taça, formar um rolinho, meter no dispára-biscoitos e começar a "disparar" os biscoitos na folha de cozedura, já posta no tabuleiro. Se não tiver o dispára-biscoitos, pode fazer bolinhas ou cortar com cortantes de várias formas.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, até alourarem.
Na Bimby
Coloque os alhos no copo e pique na velocidade 5. Adicione o azeite e programe 3 minutos, temperatura Varoma, velocidade 1. Coloque a "borboleta" na lâmina, junte as batatas e programe 10 minutos, temperatura 100º, velocidade 1.
Por último, incorpore os restantes ingredientes com excepção do vinagre e programe 15 minutos, temperatura 100º, velocidade 1. Quando terminar regue com o fio de vinagre e verifique se as batatas estão prontas. Se necessário programe mais uns minutos, á mesma temperatura e velocidade.
No Fogão
Numa caçarola, pique os alhos bem picadinhos, junte o azeite e deixe fritar um pouco. Junte as batatas ás rodelas e deixe cozinhar em lume brando, mexendo bem. Quando estas começarem a ficar meio cozidas, junte os restantes ingredientes, excepto o vinagre e deixe cozinhar, mexendo bem até os espinafres e as batatas ficarem totalmente cozinhados. Regue com o fio de azeite a gosto, mexa bem e sirva.
Sugestão Bimby: adicione 50 grs de passas e 30 grs de pinhões. Os espinafres podem ser congelados. Descongele-os e escorra-os bem antes de juntar á preparação.
Opinião: gostei bastante, não fica reduzido a puré como o esparregado, fica cremoso, mas com pedaçinhos de batata. Fica com um sabor tão bom, que o meu filho provou e gostou e nem sonha que leva espinafres...LOL
Na Bimby
Deite no copo as natas bem frias, coloque a "borboleta" e programe 2 minutos, velocidade 3 1/2, vigiando-as pelo bucal para que não passem a menteiga. Junte o leite condensado e misture 30 segundos, velocidade 3.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Num tachinho deite o leite e leve a lume brando. Quando o leite estiver quente, escorra muito bem as folhas de gelatina e deite uma a uma no leite, mexendo bem com uma colher até dissolver. Apague e deixe arrefecer uns minutos.
Junte ao preparado anterior e misture uns segundos, na velocidade 2 1/2. Num pirex ou numa taça, cubra o fundo com uma porção de bolacha ralada, deite o preparado por cima e cubra com a restante bolacha. Leve ao frio um pouco antes de servir.
Tradicional
Numa batedeira, deite as natas e bata até ficarem ligeiramente espessas. Junte o leite condensado e bata mais uns minutos.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Num tacho pequeno, leve o leite a lume brando. Quando estiver quente, escorra as folhas de gelatina e deite uma a uma, mexendo bem com uma colher até dissolverem totalmente. Deixe arrefecer um pouco, antes de juntar ao preparado anterior e misturar mais uns minutos.
Cubra uma taça ou pirex com metade da bolacha ralada, deite o doce e cubra com a restante bolacha. Leve ao frio antes de servir.
Dica: para um efeito mais guloso, use bolachas de chocolate ou com pepitas de chocolate raladas. No meu caso, para a cobertura ralei umas bolachas de canela. Ficou muito crocante.
Um bom fim-de-semana.
Coloque a cebola, o tomate e os alhos no copo e programe 10 segundos, velocidade 5. Junte o azeite e refogue 5 minutos, temperatura Varoma, velocidade 1.
Junte as 4 cebolas cortadas em rodelas finas e programe 5 minutos, temperatura Varoma, velocidade Colher Inversa. Corte os bifes pequenos e adicione ao refogado, junte o caldo, o vinho, o louro, os cogumelos, a água e os temperos e programe 20 minutos, temperatura 100º, velocidade Colher Inversa.
Verifique se os bifes estão bem cozinhados. Se necessário, programe mais uns 5 minutos, temperatura Varoma, velocidade Colher Inversa, sem o copinho no bucal, para apurar o molho.
Beijos.
Aqueça o forno a 180º.
Descasque as batatas e corte-as em rodelas muito finas. Numa taça junte as batatas, 1 colher de sopa de azeite, sal e pimenta. Misture com as mãos, soltando as rodelas de batata para que todas passem no azeite.
Empilhe as rodelas em formas de muffins ou, no meu caso, de folha de alumínio, e pressione. No topo de cada pilha de batatas coloque uma colher de chá de manteiga e leve ao forno cerca de 1 hora. A meio do tempo, pressione levemente cada pilha com uma colher de sopa.
Desenforme no prato de servir.
Foi o acompanhamento com um hamburguer feito na Actifry e uma salada. É um acompanhamento excelente, as batatas ficam muito crocantes e saborosas. Obrigado, Gasparzinha. Adorei!
Num tachinho, pôr a massa a cozer com sal e um fio de azeite.
No copo da Bimby deitar a cebola e picar uns segundos na velocidade 6. Juntar o azeite e refogar 5 minutos, temperatura Varoma, velocidade 1.
Juntar no copo o salmão previamente desfiado, as delícias do mar em cubos, o leite, um pouco de queijo ralado e os temperos a gosto. Programar 5 minutos, temperatura 100º, velocidade Colher Inversa.
Quando terminar, juntar este preparado á massa cozida e escorrida e misturar bem numa tigela. Deitar esta massa num tabuleiro ou dois, conforme o nº de pessoas, polvilhar com bastante queijo ralado e levar ao forno a gratinar.
No copo da Bimby, coloque a água e o fermento e programe 1 minuto, temperatura 37º, velocidade 1. Adicione a farinha e envolva 10 segundos, velocidade 3. Retire e reserve num local morno até que dobre de volume.
Ingredientes p/ o Pão:
Coloque no copo a água e o sal e programe 1,30 minuto, temperatura 37º, velocidade 1. Junte a farinha, a massa de levedura reservada e amasse 2 minutos, velocidade Espiga. Retire e faça uma bola. Desta bola retire já 150 grs de massa e reserve numa taça a levedar. Esta massa servirá de levedura para o próximo pão.
Coloque o pão em massa num tabuleiro polvilhado com farinha, cubra com um pano e reserve num local morno até que dobre de volume (ponho no forno desligado, mas previamente aquecido a 50º).
Depois de dobrar de volume, com a ajuda de uma faca, faça um corte a meio da bola. Pré-aqueça o forno a 180º, colocando no fundo deste um recipiente de ir ao forno com água. Esta humidade é necessária para deixar a côdea do pão mais crocante.
Leve a massa ao forno cerca de 45 minutos.
Esta receita está no livro "A Bimby - Massas e Doces", página 14.
Dica: Se usar farinha tipo 55, adicione mais 20-30 grs de farinha.
Nota: poderá guardar a massa levedada no frigorífico, se desejar fazer mais pão no dia seguinte, sem que seja necessário fazer novamente a massa de levedura. Se não quiser fazer mais pão no dia seguinte, pode congelar a massa levedada e quando necessitar retire-a do congelador e deixe-a á temperatura ambiente de um dia para o outro. O tradicional Pão Alentejano faz-se sempre com um pouco de massa lêveda.
A receita não está tal e qual a do livro, apenas levedei o pão uma vez, em vez de duas.
Este pão agradou a todos cá em casa. Ficou com uma consistência óptima e não sabe a fermento. Além disso, vou sempre reservar e congelar um pouco de massa levedada, e não terei de adicionar fermento.
Base
Deitar as bolachas no copo da Bimby e triturar 10 segundos, velocidade 8. Deitar a margarina e programar 4 minutos, temperatura 50º, velocidade 2 e 1/2. Espalhar esta massa no fundo de uma forma de mola, calcar com uma colher de sopa e levar ao frigorífico uns minutos, enquanto se prepara o recheio.
Recheio
Uma lata de pêssego tem aproximadamente 8 metades de pêssego. Deitar na Bimby 4 metades de pêssego bem escorridas e reservar as restantes para enfeitar e reservar a calda. Triturar o pêssego 10 segundos, velocidade 4 e reservar numa taça.
Deitar no copo o leite condensado e as natas e bater 1 minuto, velocidade 3. Deitar as saquetas de Cuajada e programar 6 minutos, temperatura 90º, velocidade 3. Deitar a polpa do pêssego e misturar apenas uns segundos, velocidade 3.
Verter por cima da Base de bolacha, tendo o cuidado de não a esburacar. Levar ao frio cerca de 1 hora, antes de fazer a cobertura.
Cobertura
Cortar as restantes metades de pêssego em lâminas finas.
Demolhar em água fria as folhas de gelatina. Numa caçarola deitar a calda de pêssego e 3 colheres de sopa de água e levar ao lume até começar a ferver. Espremer as folhas de gelatina e adicionar uma a uma á calda quente, mexendo sempre até derreterem todas. Apagar o lume e deixar arrefecer.
Dispor as lâminas de pêssego por cima do semifrio, verter com a ajuda de uma colher de sopa, o preparado da gelatina e levar ao frio por umas horas.
Desenforma-se e serve-se bem fresco.
Dica: em vez de aproveitar a calda do pêssego, pode fazer uma gelatina de pêssego e deitar por cima do semifrio.
É muito saboroso e fresco. É uma óptima sobremesa para todo o ano.
Deitam-se todos os ingredientes no copo da Bimby e programa-se 10 minutos, temperatura 90º, velocidade 2 Inversa, sem o copinho colocado na tampa.
Retira-se para uma taça, pode adicionar-se mais mel e canela a gosto.
Fiquei fã destas papas de aveia. Enchem bastante, são muito saudáveis e adoro o gostinho da canela. Quem preferir pode juntar fruta fresca ou uma colher de chocolate em pó.
No copo da Bimby, deite o leite, o açúcar, a manteiga e o fermento e programe 2 minutos, temperatura 37º, velocidade 2.
Junte a farinha e o sal e programe 3 minutos, velocidade Espiga. Retire a massa do copo para uma bancada enfarinhada. Divida em pequenas bolas, incorpore as pepitas de chocolate em cada uma delas, espalmando a massa e voltando a enrolar numa bola.
Coloque as bolinhas num tabuleiro forrado com papel vegetal e tape com um pano, deixando levedar cerca de 40 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180º, pincele os manhãzitos com a gema do ovo e leve ao forno de 15 a 20 minutos, sem deixar cozer muito, para ficarem bem fofos.
Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby e programe 15 segundos, velocidade 5. Estenda a massa numa tarteira e reserve.
Recheio
No fundo da tarteira, por cima da massa, deitar o frango desfiado, a lata de Macedónia de Legumes e por cima a de Cogumelos.
No copo da Bimby, deitam-se 3 ovos, 1 pacote de natas, sal e pimenta a gosto e bate-se 10 segundos, velocidade 4. Deita-se por cima da quiche e leva-se ao forno a 180º cerca de 20 mintuos, até estar cozida e dourada.
Deite os líquidos e o sal no copo da Bimby e programe 1 minuto, temperatura 37º, velocidade 2. Adicione a farinha e o fermento e programe 15 segundos, velocidade 6 e de seguida 1 minuto, velocidade Espiga.
Retire a massa do copo, divida em 2 partes e estique cada uma, em formato de pizza, deixando a massa mais fina ou mais espessa, conforme o gosto. Deixe repousar meia hora.
Deite por cima de cada pizza o Molho de Tomate, espalhe o frango previamente desfiado e picado na Bimby, espalhe uma embalagem de queijo ralado e leve ao forno a 220º, cerca de 15 minutos.
Na Bimby
Coloque a "borboleta" no copo bem limpo, deite 3 claras e bata 4 minutos, velocidade 3 1/2. Retire a borboleta e reserve as claras numa taça.
Prepare o pudim, deitando no copo o leite condensado, 350 grs de leite, 1 ovo inteiro, 3 gemas e programe 30 segundos, velocidade 3. Reserve num jarro.
Prepare o bolo e sem lavar o copo, coloque o chocolate em pedaços, 20 grs de leite e programe 3 minutos, temperatura 50º, velocidade 1. Coloque novamente a "borboleta" e junte o açúcar, a farinha, o óleo e 3 gemas e programe 1 minuto, velocidade 3. Junte as claras reservadas e envolva 15 segundos, velocidade 2.
Caramelize uma forma redonda média, sem buraco. Verta o preparado do bolo de chocolate e de seguida, verta por cima o preparado do pudim que está no jarro. Aguarde uns minutos porque a massa do bolo de chocolate que estava no fundo, vai subir toda. É impressionante.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º, em banho-maria durante cerca de 40 minutos. Pique com um palito para verificar a cozedura.
As camadas do bolo ficam bem definidas e nada misturadas. Ficam umas fatias muito bonitas.
Esta receita está o livro da Bimby "O Melhor da Nossa Equipa".
Cortar o topo do pão alentejano e com a ajuda de uma faca pequena, retirar todo o miolo do seu interior até ficar apenas a côdea externa, sem a estragar.
No copo da Bimby deitar os alhos, os coentros e o chouriço de carne sem pele e picar 20 segundos na velocidade 6.
Deitar este preparado numa taça e misturar aos queijos ralados com a espátula. Deitar a maionese por cima, a pimenta e a noz moscada e mexer muito bem, até ficar uma pasta homogénea.
Deitar esta pasta dentro da carcaça do pão, calcando bem com uma colher.
Uma hora antes de servir, aquecer o forno a 180º, colocar o pão no centro do tabuleiro com o topo ao lado, sem estar a cobrir a pasta. Deixar gratinar cerca de 30 ou 40 minutos, até a pasta começar a fervilhar.
Retirar e servir para barrar em tostas pequenas ou pedaços de pão torrado.