sábado, 13 de junho de 2009

DA HORTA, PRÁ MESA

O meu pai já está reformado e o hobby favorito dele é a agricultura. No terreno atrás da minha casa, ele tem cultivado os mais variados frutos e legumes.
Ontem á tarde, já depois de ter passado a hora de maior calor, fui ter com ele para o ajudar a apanhar algumas batatas. Ele em vez disso, passou-me um balde para a mão e disse-me para ir aos morangueiros apanhar os morangos que já estivessem vermelhinhos.
A seguir foi a vez dos alperces, um balde bem cheio. Este alpercegueiro já deu mais de 100 quilos de alperces este ano e o pior é que amadurecem todos ao mesmo tempo...
Para não sair de lá com a outra mão vazia ainda me deu uma courgette (e digamos que esta é das mais pequenas, para caber na foto) e feijão verde, além das cebolas e das batatas novas que já me tinha dado.
Enfim, tudo isto vem direitinho da horta para a mesa, e cada um deles é melhor que o outro.



Antes do jantar, atirei-me aos morangos, separei os mais maduros para arranjar para o jantar e guardei o resto no frigorifico. Para a sopa cortei o feijão verde, a courgette em cubos, uma cebola e apenas as cenouras foram de compra.
Separei os alperces: os mais maduros para fazer doce, os outros para a fruteira e para o frigorifico.
Só vos posso dizer que me senti um verdadeiro Jamie Olivier, a lavar e cortar os legumes acabados de apanhar da horta, para um qualquer prato delicioso... embora o meu prato tenha sido bem mais simples, uma Sopa de Feijão verde e morangos e alperces para a sobremesa...LOL

7 comentários:

  1. Nem sabes a "inveja" ( atenção no bom sentido claro!!!) que senti ao ler estas tuas palavras!!
    Não há nada melhor do que legumes e fruta caseirinhos!!! O seu sabor nada tem a ver com os de compra!
    No fundo é como tudo , por isso os nossos iogurtes , bolachas, pão, são melhores do que qualquer outro artigo de compra!
    Adorei!!!! Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Pois ha pessoas com sorte...hehe.
    Amiga vou-me mudar para teu lado, tem tudo um aspecto tão bommmm.
    Beijossssss

    ResponderEliminar
  3. Olhem-me só a frescura desses vegetais e que lindos são, que belas coisas eu iria cozinhar com eles, mas terás de ser tu :) jinhos xx

    ResponderEliminar
  4. Elsa, és uma sortuda. Eu não tenho quintal, mas felizmente também vivo num meio rural onde consigo arranjar muitos produtos vindos directamente "do produtor". Aliás no meu blog tenho uma entrada de lado para o projecto "Prove" a que já aderi há algum tempo em que todas as semanas, às sextas-feiras compramos um cabaz cheio de coisinhas vindas directamente das hortas de pequenos agricultores aqui da zona. É uma ideia muito interessante, saudável e assim não andamos a gastar dinheiro em produtos vindos de outros países.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Apesar de ainda não estar reformado, o meu pai, a meu pedido, tb planta umas coisinhas, poucas.
    ainda à pouco a minha mãe me disse para não comprar courgettes que as gigantescas que estavam a crescer já foram apanhadas!
    É mesmo um luxo que aí nos mostras :)

    ResponderEliminar
  6. Não há nada melhor que comer legumes e frutas de produção caseira... o sabor, os nutrientes, aroma, tudo...

    Têm óptimo aspecto!!

    Jinhos

    ResponderEliminar
  7. lá isso é verdade, é do melhor amo ir ao campo da minha mãe e vir de mÃOS CHEIAS...
    Jinhos da Bela

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar na minha cozinha.