segunda-feira, 29 de junho de 2009

CALDEIRADA DE SARDINHAS

Cá em casa adoramos sardinhas. Para mim ou são grelhadas com pão e salada ou então numa bela Caldeirada.
Tinha cá em casa umas sardinhas congeladas, que comprei frescas há umas semanas já com a intenção de fazer uma Caldeirada, seguindo a receita que o meu pai me ensinou.

Ingredientes (para +- 4 pessoas):
  • 3 cebolas grandes
  • 4 tomates maduros ou congelados
  • 2 pimentos
  • 3 dentes de alho
  • 10 sardinhas
  • outro tipo de peixe (eu pus o que tinha em casa, uns medalhões de salmão)
  • 6 batatas
  • 1 cerveja (200 grs)
  • 70 grs de azeite
  • sal e pimenta q.b.

No fundo de um tacho grande coloque uma camada de cebola em rodelas, 1 dente de alho laminado, 1 tomate s/ pele cortado em pedaços e umas tiras de pimento.

Deite por cima uma camada de peixe: umas 5 sardinhas e 1 medalhão de salmão. Por cima coloque uma camada de batata em rodelas.

Repita novamente a camada da cebola, alho, tomate e pimento, a camada do peixe e a das batatas até terminar com uma camada de cebola e tomate (o nº de camadas depende do tamanho do tacho e da quantidade de ingredientes).

Por cima, tempere com sal e pimenta, deite o azeite e a cerveja. Leve a lume médio, sem mexer. Vá picando as batatas de cima e quando estas estiverem já cozidas, apague o lume e sirva.




Pode fazer-se com os mais variados tipos de peixe, mas adoramos esta com sardinhas e uns medalhões de peixe para o meu filho que não gosta.

7 comentários:

  1. SOU BOA BOCA E ADORO TODAS ESTSA PETIQUEIRAS...PENA QUE O MEU MARIDO DETESTE SARDINHAS...MAS EM CASA DA MINHA MÃE VINGO-ME...JINHOSSSSSSSSSSSSS

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que havia caldeirada de sardinhas, nunca comi, sempre a aprender.
    Têm bom aspecto, apesar de eu não gostar lá muito de sardinhas.
    bjss

    ResponderEliminar
  3. Ai sardinhas é que não...... não consigo gostar delas!!!!
    Mas olha, molho aí o pãozinho e fico saciada, pode ser?????

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro sardinhas no pao, assadas como manda a tradição... custa me imenso come las devido a tantas espinhas, mas se começar a jantar as 8 e tiver tempo, la para as 23 tou despachadinha!

    Gostei desta receita e vou levar para a minha avó, ela ainda vai gostar mais!

    ResponderEliminar
  5. vou testar sua Caldeirada de Sardinhas, posso divulgar para minhas amigas que adoram uma comidinha assim?

    ResponderEliminar
  6. Claro q pode, para isso tenho este blog, para partilhar as receitas.
    Se não tiver sardinhas, pode usar outro peixe.
    Beijinhos e Bons cozinhados!

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar na minha cozinha.