domingo, 14 de junho de 2009

DANONINHOS

Cá em casa adoramos estes Danoninhos caseiros, que se assemelham a pequenos pudins.
Com o meu filhote doentinho e a iogurteira avariada, saiu mais uma dose deles, desta vez um pouco diferentes, pois faltou-me um ingrediente que eu achava essencial, o Queijo-creme. Substitui por 60 grs de leite em pó (seguindo a dica da Liliana) e não é que gostei mais deles sem o queijo?

Ingredientes:
  • 500 grs de leite
  • 1 pacote de gelatina de sabor á escolha (usei de morango)
  • 1 pacote de natas (200 grs)
  • 1 embalagem de queijo-creme tipo Philadelphia (usei 60 grs de leite em pó magro)
  • 60 grs de açúcar

Bimby

Coloque no copo 250 grs de leite e programe 5 minutos, temperatura 50º, velocidade 2. Junte o pacote da gelatina e misture 10 segundos na velocidade 4. Deite as natas, o queijo (ou leite em pó), o açúcar e o restante leite e programe 20 segundos na velocidade 4. Se ainda não estiver bem misturado programe mais uns segundos na velocidade 6.

Fogão

Numa caçarola deite 250 grs de leite e deixe aquecer sem ferver. Quando estiver quente deite o pacote da gelatina e mexa muito bem. Deite o restante leite frio para arrefecer, e de seguida junte também as natas, o queijo ou leite em pó e o açúcar. Mexa tudo muito bem até dissolver. Se mesmo assim ficarem grumos do queijo ou das natas, bata num liquidificador, com batedeira ou com a varinha mágica.

Deite em taças ou boiões de vidro e deixe arrefecer antes de levar umas horas ao frigorífico. Se estes ficarem com alguma espuma por cima, retire-a com uma colher de chá, antes de arrefecer.

Como podem ver pelas imagens, a falta de queijo não se nota, achei que ficou com um sabor e textura mais suave, mas sólidos na mesma.
A Liliana das Surpresas Apetitosas deu a dica de substituir as natas pelo Leite em pó. Eu usei para substituir o queijo, por isso em qualquer das duas formas funciona, e se for leite em pó magro, deixa-os mais ligth.

7 comentários:

  1. Amiga devemos estar em telapatia, eu hoje tb fiz uns parecidos mas com outro sabor.
    Deliciosos.
    bjsss as melhoras do Tomás.

    ResponderEliminar
  2. As melhoras p o teu Tomás... mas assim com esses miminhos fica bom num instante :D

    Jinhos

    ResponderEliminar
  3. Já somos três com telepatia:)) Ontem o meu filho mais velho(15 anos) disse-me assim " desde que tens o blog nunca mais fizeste os Danoninhos".
    Percebi logo a deixa e hoje fiz para o lanche:))
    Faço sempre com a dica da Lili!!!
    As melhoras do teu pequenino!!!
    Um beijo para os dois .

    ResponderEliminar
  4. eu nao tenho a bimby em casa (acho-a demasiado cara...) sabes como fazer sem ela?

    ResponderEliminar
  5. Abelha amiga, temos mts vezes esta telepatia. Sem querer fazemos as mesmas coisas, no mesmo dia.
    Cinha, o teu filho tem bom gosto.
    Psy obrigado, és uma querida.
    Andreia, tens razão, devia ter colocado a maneira de os fazer no fogão. Já lá está. Adaptei a receita, mas nunca os fiz lá. Se fizeres, diz-me se ficaram bons.
    Beijocas a todas.

    ResponderEliminar
  6. vou experimentar em breve, se conseguir é já hoje, muito obrigado Elsa!

    ResponderEliminar
  7. já fiz o post está no meu blog! ficou uma delicia

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar na minha cozinha.