
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Bolo de Canela com Maçã - Preparado Branca de Neve
Há umas semanas fiz este bolinho para levar para o trabalho, para mimar os meus colegas e ficou excelente.

- 1 pacote de preparado de Bolo de Canela da Branca de Neve
- 4 ovos
- 100 grs de margarina
- 1 dl de leite
- 2 maçãs médias
Na Bimby
No copo deitar os ovos, a margarina e o leite e bater 1 minuto, velocidade 5. Juntar o preparado do pacote e bater 2 minutos, velocidade 3,5.
Á mão
Numa tigela bater os ovos inteiros com a margarina e o leite. Juntar o conteúdo da saqueta, misturar bem e bater com a batedeira cerca de 5 minutos á velocidade máxima.
=> Deitar a massa numa forma previamente untada com o Óleo em Spray da Espiga e enfarinhada. Descasque as maçãs, corte em meios quartos e cubra a superfície da massa com esta maçã, pressionando-a até ficar toda coberta pela massa. Leve ao forno a 180º, cerca de 35 minutos. Retire e desenforme.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Delícias Folhadas com recheio de Chocolate
Digam lá se não têm tão bom aspecto, e não se ficam nada atrás dos típicos bolos de pastelaria.
Achei que era uma boa sugestão para o fim-de-semana. Rápida e deliciosa.

- 1 embalagem de massa folhada DIA
Abrir a embalagem e deixar a massa cerca de uma hora a descongelar á temperatura ambiente.
Cada embalagem traz 2 placas. Cortar cada placa ao meio e colocar esses 4 quadrados de massa numa folha de cozedura, no tabuleiro de forno, pincelar com 1 gema de ovo batida e levar ao forno a 200º até a massa crescer e ficar alourada por cima.
Retirar e deixar arrefecer.
Para o Recheio de Chocolate (receita do livro - Bimby, As receitas essencias):
- 2 ovos grandes
- 120 grs de açúcar
- 120 grs de manteiga
- 120 grs de chocolate para culinária (ele usa o chocolate em pó DIA)
No copo da Bimby deitam-se todos os ingredientes, excepto o chocolate e programa-se 5 minutos, temperatura 70º, velocidade 4.
Adicione o chocolate em pedaços (ou em pó), esper que amacie e bata 15 segundos, velocidade 6.
Com uma faca, corte cada folhado ao meio no sentido horizontal e recheie com o chocolate. Polvilhe com açúcar em pó e está pronto a deliciar-se.

Bom fim-de-semana!
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Como preparo as Sopas e fruta na Bimby para a minha bebé
Tive várias pessoas que me pediram para colocar como fazia as sopinhas na Bimby e só agora o venho fazer. Peço desculpa, mas o tempo é curto e agora que estou de férias, venho cumprir o prometido.
A Bimby tem sido uma grande aliada na confecção das sopinhas e purés de fruta, principalmente nesta fase em que ela come sopa ao almoço e sopa ao jantar...
Atenção, a receita que aqui deixo é a maneira como eu faço, isso difere muito de pessoa para pessoa, assim como a introdução dos vários legumes também varia de pediatra para pediatra.

- 1 cenoura grande ou 200 grs de abóbora em quadrados
- 2 batatas
- 1 bocadinho de cebola ou 1/2 alho francês
- 1/2 courgette
Ingredientes verdes a juntar á base:
- 1 punhado grande de espinafres ou
- 2 punhados de agrião ou
- 4 ou 5 folhas de alface ou
- 4 ou 5 folhas de couve ou
- 1 bróculo pequeno ou
- 1/2 couve-flor ou
- 1 punhado de nabiças ou
- 10 vagens de feijão-verde...etc.
Para a sopa com carne, juntar:
- 90 a 100 grs de carne de frango, perú, coelho, borrego ou vaca
Para a sopa com peixe:
- 100 grs de pescada, linguado ou besugo limpos e sem espinhas (uso muito os medalhões de peixe congelado)
Preparação:
No copo da bimby adiciono os legumes que escolhi + a carne ou o peixe, junto água, sem nunca ultrapassar os três quartos do copo e programo 30 minutos, temperatura 100º, velocidade Colher (programo a temperatura Varoma se for cozer fruta na Varoma).
Terminando o tempo, escorro um pouco de água se achar que tem demais, para que a sopa fique cremosa, mas não muito rala. Deito um fio de azeite e trituro progressivamente nas velocidades 5-7-9. Deixar estabilizar o líquido no copo, antes de abrir.

Prefiro triturar-lhe a fruta crua madura ou fazer um puré de frutas cozidas ao vapor enquanto cozinha a sopa. Este, ela adora.
Puré de maçã e pêra:
- 4 pêras
- 4 maçãs
Se vou cozer a fruta em simultaneo com os legumes no copo, programo a Bimby para a temperatura Varoma, 30 minutos, velocidade Colher e coloco logo a Varoma vazia por cima para ir aquecendo. Enquanto a sopa vai começando a fazer, descasco a fruta e corto-a em quartos finos. Passo-a por água, não vá ter ficado com alguma sujidade da casca e deito-a na Varoma. Tapo e deixo cozer o resto do tempo que estiver programado (normalmente demoro uns 7 ou 8 minutos a descascar a fruta e quando a deito na Varoma, faltam cerca de 22 minutos para terminar, coze na perfeição).
Terminado o tempo, retiro a Varoma e reservo. Trituro a sopa e deito-a nas caixinhas. Dou uma lavagem rápida no copo e tampa da Bimby, deito a fruta lá para dentro e trituro 10 segundos na velocidade 5. Baixo os resíduos das paredes com a espátula e volto a programar 6 segundos á mesma velocidade. Coloco em caixinhas pequenas individuais e levo ao frigorífico. Tiro a fruta para fora cerca de meia-hora antes da refeição.
Pode usar-se outros tipos de fruta, pode triturar-se bem madurinha e não precisa de cozedura. A maçã e a pêra ela prefere cozidas, pois ainda se engasga um pouco com os grãos pequenos que esta fruta triturada crua pode ter.

Estas quantidades dão para cerca de 3 refeições, mas varia muito de bebé para bebé. A minha Ritinha é uma comilona e esta sopinha dá apenas para 3 dias.
Como podem verificar pela foto que coloco abaixo, ela não diz nada mal das sopinhas, basta ver as bochechas que ela tem.

Espero que vos ajude a tirar melhor partido da nossa pequena grande cozinheira, a Bimby, numa fase em que precisamos tanto de ajuda. Se tiverem algumas dúvidas, eu estou aqui para ajudar no que for preciso.
sábado, 29 de outubro de 2011
O meu regresso e um bolo para o lanche...
Tenho visitado os vossos cantinhos, mas quase nem comento porque o tempo é curto.
Sempre que puder, vou colocar algumas coisas que tenho feito. Hoje, venho apenas abrir-vos o apetite, com o bolo que fiz para o lanche a pedido do meu marido. Este é sem dúvida, o nosso bolo de lanche favorito. Vejam a foto...conseguem adivinhar qual é?


domingo, 4 de setembro de 2011
Menu Semanal - 1ª semana de Setembro
Resolvi seguir o conselho e as dicas da Mónica, do blogue "A Dona de Casa Perfeita", que adoro e comecei a fazer um Menu Semanal (aproveitei as listas personalizadas que estão disponíveis em .pdf no blogue da Mónica), assim já sei o que vou fazer e posso adiantar no fim-de-semana ou na véspera.
Primeiro, agarrei num lápis e fiz um inventário do que tinha no congelador. Com o que tinha, fui escrevendo várias possíveis refeições e depois foi só escolher, fazer uma lista do que tinha que comprar e elaborar o menu semanal, tentando variar entre carne e peixe, cozidos, estufados e fritos.
Como correu tão bem, decidi passar a partilhar aqui os meus menus. Se vos ajudar, tanto melhor, se não ajudar também não estorva.
Os meus menus contemplam apenas o jantar durante a semana, visto que não almoçamos em casa. Amanhã é uma excepção, pois o meu filhote grande faz anos e vou ficar com ele em casa. Nos almoços de fim-de-semana fazemos sempre grelhados.

- Almoço - Douradinhos de Pescada na Actifry, com Massa Espiral e Molho de Tomate
- Jantar - Pá de Porco Assada no forno (com o que sobrar vou fazer croquetes), Arroz Branco feito na Bimby e batatas fritas na Actifry, Sopa de Grão
Terça-feira, dia 6
- Jantar - Pescada Cozida com batatas, ovo e feijão verde.
Quarta-feira, dia 7
- Jantar - Codornizes estufadas no tacho, Puré de batata feito na Bimby, Sopa de grão.
Quinta-feira, dia 8
- Jantar- Argolas de lulas na Actifry, Arroz de Tomate na Bimby, Sopa de Legumes.
Sexta-feira, dia 9
- Jantar - Arroz de Pato, Sopa de Legumes.
Sábado, dia 10
- Almoço - Peixe Grelhado, com batata cozida e salada.
- Sopa de Peixe (dia da festa de anos, vamos estar muito cheios para comer mais).
Domingo, dia 11
- Almoço - Carne grelhada (espetadas ou costeletas ou frango), com arroz branco, batata frita e salada.
- Jantar - Sopa de legumes, gambas fritas na Actifry.
Et voilá! Espero que vos inspire. São refeições simples, para começar.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Pão de Mistura na MFP - Branca de Neve
Veio no pack que encomendei na E-mercearia e é mesmo muito bom.

Basta simplesmente deitar a quantidade de água, indicada no pacote, para dentro da cuba, deitar a farinha e ligar a máquina. Mais simples, é impossível.

terça-feira, 23 de agosto de 2011
Lusitana - Encomenda Recebida!!
Fiz a encomenda no Sábado e hoje já tenho tudo em casa. Rápido e fácil e ainda tive um saco reutilizável da Branca de Neve, de oferta.

Olhem só as coisas boas que recebi e que vou usar.

sábado, 20 de agosto de 2011
E-Mercearia da Lusitana

A encomenda já está feita, agora aguardo ansiosamente a sua chegada!
Aproveitem para visitar e fazer umas compras. Adoro todos os produtos! Obrigado Lusitana!
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Mas alguém me explica o que se passa???
Mas porque razão eu entro na minha conta e depois vou aos vossos cantinhos e quero deixar comentários e o Gmail não me deixa?? Desde aquele "colapso" que lhe deu há uns meses, a coisa nunca mais andou bem...
Já tentei seguir algumas das vossas indicações, ora deixando a sessão iniciada, ora não deixando...até fico baralhada, pois o resultado é quase igual.
Primeiro, escrevo o comentário e ao tentar publicá-lo, não tenho qualquer perfil. Escolho o da Conta do Google e depois de não sei quantas passwords e 5 minutos de espera, ou me diz que não tenho permissão e tenho que entrar com outra conta ou me desaparece tudo o que escrevi e volto á estaca zero.
Eu tenho andado um pouco ausente, mas gosto de espreitar as vossas receitinhas e desabafos e gosto de comentar quando tenho tempo, mas assim, é quase uma "missão impossível".
Desculpem-me lá este desabafo, mas até vão pensar que emigrei ou coisa assim, quando na verdade até acompanho os vossos cantinhos.
Aqui por estes lados as publicações são poucas, pois além de ser Verão e as comidas serem mais simples, também estou a fazer uma dieta e as poucas coisas que faço são mais comida leve, grelhados, sopas e afins.
A Bimby, essa tem trabalhado bastante, mas para fazer as sopinhas da minha Ritinha. Tenho algumas sopinhas de bebé para publicar. Sempre serão uma ajuda para quem, como eu, anda numa "cruzada" de fraldas, papas e sopas.
Enfim, desculpem lá este meu devaneio, mas é que ainda há pouco tentei comentar num blogue e quase me saltou a tampa.
Beijocas.
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Ervilhas com ovos escalfados - Bimby
Tenho estado ausente, mas está tudo bem por aqui. As férias na praia já passaram e daqui a cerca de 2 semanas volto ao trabalho. Pois é...a minha Ritinha já está com 5 meses e meio, o tempo voa! Vai ser difícil deixá-la e ao mano, mas a vida tem que avançar.
Hoje, venho postar uma receita simples que adoro e que sabe sempre bem, recorro a ela quando chegam aqueles dias em que não sabemos o que cozinhar e já enjoa a carne e o peixe.

- 1 kg de ervilhas (de lata ou congeladas)
- 1 caldo de legumes (opcional)
- 6 ovos (1 por pessoa)
- sal e coentros picados q.b.
- 120 grs de cebola
- 1 pitada de açúcar
- 1 dente de alho
- 100 grs de água
- 200 grs de bacon (qdo não tenho, uso umas rodelas de linguiça)
- 150 grs de vinho branco
- 150 grs de tomate
- 50 grs de azeite
Na Bimby
Deite no copo a cebola, o alho e o tomate e pique 8 segundos, velocidade 5. Junte o azeite e programe 5 minutos, temp. Varoma, vel. 1, para refogar. Triture tudo programando 15 segundos, velocidade 7 até ficar um molho homogéneo. Remova os resíduos da tampa e do copo com a espátula. Junte o bacon e salteie, programando 3 minutos, temp. Varoma, velocidade 1.
Prepare o recipiente Varoma enquanto faz o refogado: forre o copinho-medida com película aderente, abra 1 ovo para dentro e feche, formando um saquinho, que se coloca na Varoma. Repita esta operação com todos os ovos.
Quando terminar o refogado adicione as ervilhas, o caldo de legumes, o sal, o vinho branco e a água e programe 13 minutos, temp. Varoma, velocidade Colher Inversa. Coloque a Varoma com os ovos em cima da tampa e deixe cozinhar.
Quando terminar o tempo, rectifique os temperos e verifique se os ovos estão cozinhados. Deite as ervilhas numa travessa funda, polvilhe com os coentros picados e coloque os ovos por cima, retirando-os com cuidado da película aderente.
Nota: os tempos desta receita são para as ervilhas de lata. Se usar ervilhas frescas ou congeladas, pode precisar de programar um pouco mais de tempo. Eu usei das congeladas e programei mais cerca de 10 minutos, pois gosto delas bem cozinhadas e tenras.
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Bolachas decoradas com glacé - Dia da Criança
Para primeira vez, acho que até nem correu muito mal.

A receita das bolachas já se encontra aqui.
Fiz o glacé Real, batendo 200 gramas de açúcar em pó com uma clara de ovo e colori com os corantes da Vahiné.

sexta-feira, 17 de junho de 2011
Bolo de Côco Molhadinho
O meu marido pôs-se á procura na net e encontrou esta receita no Blog dos Bolos Fofos, que eu não conhecia e do qual fiquei fã.

- 4 ovos
- 250 grs de farinha de trigo
- 250 grs de açúcar
- 125 grs de manteiga
- 50 grs de côco ralado
- 1 c. de chá de fermento em pó
- 6 c. de sopa de leite
Na Bimby
No copo da Bimby, coloque a "borboleta", deite os ovos inteiros e o açúcar e bata 4 minutos, 37º, velocidade 3 1/2. Retire a "borboleta" e adicione a manteiga, o leite e o côco e programe 1 minuto, velocidade 3 1/2.
Junte a farinha e o fermento e bata 15 segundos, velocidade 3. Unte e enfarinhe uma forma redonda, sem buraco, verta a massa e leve ao forno a 180º.
Á mão
Bata as claras em castelo á parte e reserve.
Bata as gemas com o açúcar, até obter um creme macio. Continue batendo enquanto acrescenta a manteiga, a farinha, o leite, o côco e o fermento. Por fim, envolva as claras em castelo reservadas, na massa, sem bater muito.
Unte uma forma com manteiga e peneire com farinha, verta a massa do bolo e leve ao forno.
Ingredientes para a calda:
- 3,5 chávenas de açúcar
- 3,5 chávenas de leite
- 3 colheres de sopa de côco ralado
Num tachinho ou fervedor coloque todos os ingredientes e leve ao lume, mexendo sempre, até levantar fervura.
Depois do bolo cozido, deixe arrefecer ligeiramente ainda dentro da forma. Pique a superfície com um palito e verta a calda aos poucos sobre este, deixando ensopar e voltando a verter até acabar toda a calda. Se o desejar fresquinho leve ao frio por 1 ou 2 horas e só depois desenforme.
Atenção: A calda pode parecer muita, mas não é. Na primeira vez que fiz esta receita, fiz apenas metade da calda por achar a quantidade exagerada e acabei por ficar com o bolo apenas metade molhado e outra metade seco.
Se gostarem tanto de côco como nós, vão adorar este bolinho. Experimentem!
quinta-feira, 9 de junho de 2011
DESAFIO TEKA

terça-feira, 7 de junho de 2011
Iogurte Líquido Instantâneo
Atenção: é chamado de "iogurte" mas não sofre qualquer tipo de fermentação, é fazer e consumir.

- 1 litro de leite (fresco se for para consumir de imediato)
- 1 limão médio
- 70 grs de açúcar
- 1 ou 2 frutas a gosto
Na Bimby
No copo deitar o açúcar e a fruta a gosto, sem cascas nem caroços e triturar uns segundos até ficar tudo bem triturado. Juntar o leite e misturar uns segundos, na velocidade 2,5. Lavar bem o limão, com casca, cortar em quartos e deitar dentro do leite.
Feche bem a tampa e com uma mão segure bem no copinho da Bimby. Dê 2 ou 3 toques de Turbo. Abra a tampa, coloque o cestinho e coe para um jarro (eu volto a passar o iogurte por um passador de rede mais fina, pois não gosto de encontrar pedaços).
Se desejar o iogurte simples coloque só o limão.
Pode juntar uma banana, ou uns morangos, um ou dois pêssego, etc.
Num Copo misturador
Deite o leite, a fruta desejada e o açúcar e triture muito bem. Junte o limão lavado e cortado em pedaços e triture apenas um ou dois segundos. Coe para um jarro com a ajuda de um passador.
=»Sirva de imediato ou guarde no frigorífico e vá bebendo conforme lhe apetecer.
Opinião: adoro este "iogurte" líquido, é de beber e voltar a beber mais. Experimentei as 2 versões, só com limão e com fruta e preferi a versão simples, só com limão.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
O meu novo blog...

quinta-feira, 12 de maio de 2011
Não sabíamos...
Não te tínhamos cheirado, tocado, visto, ouvido.
E de repente, sem mais, parece que a nossa vida não existia antes de ti, e só te temos no horizonte."
Esta frase do professor de Pediatria Mário Cordeiro, explica perfeitamente o sentimento de sermos uns pais babados dos nossos rebentos.
A minha filhota está quase com 3 meses e apesar de ser sossegada, o tempo que tenho, passo-o com ela, a olhar pra ela, a brincar com ela, num misto de alegria e contemplação...esta fase linda, passa tão depressa, quero aproveitar ao máximo, estes miminhos de bebé.
Por isso, desculpem lá a minha ausência. Prometo que daqui a uns tempos volto, para postar umas coisitas que tenho feito.
Beijinhos.
domingo, 24 de abril de 2011
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Bolinhas Delícia em Flor

- 500 gramas de farinha Tipo 55
- 1 cubo de fermento de padeiro ou uma saqueta de Fermipan
- 3 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de chá de sal
- 1 pitada de açúcar
- 100 ml de água morna
- 220 ml de soro de manteiga (200 ml de leite + 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico ou de sumo de limão num copo - deixar repousar cerca de 15 minutos antes de usar)
- sementes de sésamo ou linhaça para cobrir (opcional)
Na Bimby
Colocar no copo todos os ingredientes pela ordem descrita. Programar 8 minutos, velocidade Espiga. Se a massa estiver húmida e a pegar aos dedos, deitar mais um pouco de farinha e programar mais 1 minuto, na velocidade Espiga.
Deixar a massa repousar cerca de meia-hora.
Na Máq. de Fazer Pão
Colocar todos os ingredientes na cuba da máquina, deitando primeiro os líquidos e de seguida os sólidos. Programar no ciclo "Massa". Terminando, retira-se a massa para cima de uma bancada enfarinhada.
=» Pré-aqueça o forno a 230º. Forme bolinhas com cerca de 60-70 gramas cada. Deite as sementes escolhidas numa taça, molhe a mão com água, passe-a no topo de cada bola e role a bola nas sementes.
Coloque as bolinhas num tabuleiro forrado com folha de cozedura, dispondo-as lado a lado, como que em formato de flor. Deixe descansar cerca de 5 minutos.
Leve ao forno a 230º cerca de 10 minutos e depois baixa para 200º e deixe cozer mais 12 minutos.
Retire e quando estiverem apenas mornas, separe-as.
São óptimas, fofas e deliciosas, muito boas para lanches de crianças. A repetir mais vezes.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Bolo Brigadeirão e um Mini-Aniversário

- 6 ovos
- 350 grs de açúcar
- 200 grs de manteiga
- 350 grs de farinha
- 20 grs de fermento p/ bolos
- 50 grs de chocolate em pó
- 1 pitada de sal
- 250 grs de leite
Na Bimby
Coloque a "borboleta" no copo, as claras e programe 6 minutos, velocidade 3 1/2, retire e reserve.
Sem a "borboleta", deite no copo o açúcar, a manteiga e as gemas e programe 3 minutos, velocidade 3.
Aqueça o forno a 180º.
Adicione a farinha, o fermento, o chocolate ,o sal e o leite e programe 20 segundos, velocidade 3. Junte as claras em castelo reservadas e programe 15 segundos, velocidade 3.
Deite numa forma alta de 20-22 cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada de farinha. Leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito.
Ingredientes p/ o recheio e cobertura:
- 2 latas de leite condensado
- 100 grs de chocolate em pó
- 20 grs de manteiga
- granulado de chocolate q.b. para enfeitar
Coloque no copo todos os ingredientes e programe 36 minutos, temperatura 100º, velocidade 4. Retire de imediato para um recipiente e deixe arrefecer.
Depois do bolo estar frio corte-o ao meio e recheie com parte do preparado. Com o restante creme cubra-o totalmente e enfeite com o granulado de chocolate.
Fonte: Livro "A Bimby - Massas e Doces"
Este bolo é super guloso e é óptimo para quem adora chocolate.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Já Nasceu!!
Venho dar-vos novidades. A minha princesinha nasceu no dia 15 de Fevereiro, com 2,990 kgs e é uma ternurinha.
Estamos super felizes com a chegada da tão desejada princesa do nosso castelo. Agora sim, estamos completos, com dois filhotes lindos.
A minha presença por aqui vai ser escassa, pois esta pequena leva-me quase todo o tempo que tenho e o que me resta, aproveito para descansar e apreciar esta fase tão bonita.
Beijos a todas.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Está a chegar a hora!!
Deste fim-de-semana, deve ser difícil passar, já tenho umas dores e a "tampinha" está a começar a sair.
Vou finalmente conhecer a minha Rita. O maninho Tomás está super ansioso e não vê a hora de conhecer a mana. :)
Durante uns tempos não devo poder vir cá, com frequência, tudo dependerá do tempo que terei.
Vou com certeza, espreitar os vossos cantinhos, mas comentar e postar vai ser mais complicado.

Caracóis Doces - MFP

Ingredientes:
- 120 ml de leite morno
- 1 ovo
- 30 grs de açúcar
- 265 grs de farinha tipo 55
- 5 grs de fermento de padeiro seco
- 40 grs de margarina em cubos
Na Máq. de Fazer Pão - colocar na cuba todos os ingredientes pela ordem indicada. Programar a máquina no ciclo "Massa". Terminando, retire a massa para uma superfície enfarinhada e retire o ar. Coloque-a num recipiente enfarinhado e leve ao frigorífico por cerca de 45 minutos (não levei). Entretanto faça o recheio.
Recheio
- 175 ml de leite
- 30 grs de açúcar
- 10 grs de Amido de Milho
- 10 grs de farinha Custard
Numa tigela misture as farinhas com o açúcar. Deite um pouco do leite e mexa bem para não ganhar grumos.
Numa caçarola, deite o leite restante e leve a lume brando. Quando começar a fumegar, deite o preparado aos poucos mexendo sempre, até começar a engrossar. Desligue o lume e mexa um pouco até começar a arrefecer. Reserve.
Retire a massa do frigorífico e estique-a com a ajuda de um rolo, em cima da superfície enfarinhada, formando um rectângulo. Barre com o recheio (recheei metade com chocolate preto, pulverizado na Bimby) e enrole tipo torta, unindo a costura com os dedos.
Corte em rodelas e disponha num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal. Deixe levedar dentro do forno, pré-aquecido e desligado a 50º, durante cerca de meia hora.
Ao fim desse tempo, pré-aqueça o forno a 180º, pincele os caracóis com ovo batido e leve ao forno cerca de 10 a 15 minutos, até ficarem alourados. Retire e deixe arrefecer.

A textura destes Caracóis é perfeita, muito, muito fofa e saborosa. Vou voltar a fazer em breve e moldar uns croissants e fofinhos para enviar para os lanches do meu filho.
Bichinha, mais uma vez obrigado por partilhares estas delícias connosco.
Beijos.
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Gratinado de Bróculos - Acompanhamento
Guardei-a numa caixa no frigorífico e usei-a para fazer um acompanhamento que adoro, num dos meus muitos almoços, sozinha em casa.

- molho Béchamel (da Bimby ou de compra) (usei o que restou da lasanha)
- 1 bróculo médio
Cozer o bróculo em água e sal numa caçarola ou no cesto da Bimby.
Pré-aquecer o forno a 200º. Untar o fundo de um pirex pequeno com um pouco de béchamel, colocar por cima o bróculo cozido, em pedaços pequenos e cobrir totalmente com molho béchamel q.b.
Levar ao forno a gratinar, cerca de 10 a 15 minutos.
Acompanhei com uns panados de frango, feitos na Actifry. E assim se faz um almoço bem saboroso.
Beijos.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Lasanha de Carne - Livro Base Bimby
Esta semana resolvi fazer a de carne, do livro Base da Bimby, mas tenho sempre o mesmo problema... cá em casa só eu é que gosto. Por isso, juntei o útil ao agradável e fiz a receita completa, dividi em formas de alumínio e congelei. Deu para 3 porções, consumi uma delas ao almoço e fiquei com 2 refeições para mim, prontas a ir ao forno, para quando estiver sozinha e não tiver tempo ou inspiração para fazer almoço.

- placas de lasanha (gasto as do DIA, não necessitam cozer)
- 120 grs de queijo p/ gratinar
- 500 grs de carne picada (metade porco, metade vaca)
- 50 grs de azeite
- 2 cenouras
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 120 grs de cogumelos
- 500 grs de polpa de tomate
- sal q.b.
- pimenta e oregãos
P/ o Béchamel
- 750 grs de leite
- 90 grs de farinha
- 40 grs de manteiga
- sal, pimenta e noz moscada q.b.
Na Bimby
Rale o queijo e reserve.
No copo deite a cebola, o alho, os cogumelos e as cenouras e pique 10 segundos, velocidade 5. Junte a polpa de tomate e o azeite e programe 7 minutos, temperatura 100º, velocidade 2.
Adicione a carne picada, o sal e as especiarias e programe 10 minutos, temperatura 100º, velocidade Colher Inversa.
Quando terminar, num tabuleiro grande ou em vários pequenos, disponha uma camada de placas de lasanha e cubra com o recheio de carne. Repita a operação até terminar com uma camada de placas de lasanha.
Faça o Béchamel: deite todos os ingredientes no copo e programe 9 minutos, temperatura 90º, velocidade 4. Se no final, achar que está um pouco líquido, programe mais 2 minutos, á mesma temperatura e velocidade.
Cubra o preparado da lasanha no tabuleiro, com o molho béchamel e polvilhe com o queijo ralado.
Leve ao forno a 180º, cerca de 20 minutos e até gratinar.
Bom apetite!
Pão de Forma Saloio - MFP
Adoro fazer pão, tanto na Bimby, como na MFP, mas há algum tempo que resolvi começar a amassar na Máq. de Fazer Pão, tirar e cozer no forno. O pão fica muito mais fofinho e com uma textura super agradável. Este pão de forma, ficou divinal, muito macio e delicioso.

Ingredientes:
- 330 grs de água
- 20 grs de azeite
- 1 c. de chá de sal
- 540 grs de farinha de trigo Tipo 65
- 1 saqueta de fermento de padeiro seco ou 20 grs de fermento fresco
Na cuba da MFP colocar todos os ingredientes pela ordem acima indicada. Programar a máquina no ciclo "Massa".
Quando terminar, retirar a massa da cuba para cima da bancada de cozinha, previamente untada com azeite. Com as mãos também untadas de azeite, fazer umas dobras na massa, para que cresça melhor (costumo esticá-la e depois dobrá-la em 4).
Untar uma forma de pão de forma com azeite e polvilhar com farinha, deitar a massa dentro, polvilhar o topo com farinha e deixar repousar enquanto se aquece o forno a 200º.
Levar ao forno a cozer cerca de 20 a 25 minutos. Desenforma-se e enrola-se num pano de algodão para que transpire e fique mais macio.

Nesta receita de Pão de Forma, costumo variar as farinhas, colocando 200 grs do total, de farinha integral ou de sementes e acrescentar umas sementes de girassol, sésamo e linhaça. Hoje, vai sair um destes, de cereais.
sábado, 29 de janeiro de 2011
2 Selinhos
Mariana, muito obrigado pelo reconhecimento, sinto-me muito lisonjeada.

Como de costume, não vou nomear nenhum blogue em concreto para os levar. Ofereço-os a todos os que me visitam e apoiam.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Os Melhores Blogues de Culinária - Lusitana
sábado, 22 de janeiro de 2011
Sonhos de Pão
No Dia de Reis o meu marido disse-me que lhe apeteciam uns sonhos, diferentes dos que fiz no Natal. Lembrei-me logo desta receita que adoro, pus-me á procura e lá encontrei o papel que uma colega de trabalho me deu, há vários anos.
É tão simples de fazer, que a fiz sem a Bimby, á moda tradicional, pra variar um bocadinho.

- 3 Papossecos ou cerca de 150 grs de miolo de pão duro
- Meio litro de leite
- Raspa de 1 limão grande ou 2 pequenos
- 6 colheres de sopa de farinha
- 1 colher de sopa de fermento tipo Royal
- 1 pitada de sal
- 3 ovos
Á Mão
Numa tigela desfaz-se o miolo do pão em pedaços pequenos, ferve-se o leite e deita-se por cima, deixando cerca de meia hora a amolecer e arrefecer. Deita-se a raspa dos limões e mexe-se bem.
Quando já estiver apenas morno, juntam-se os ovos e mexe-se bem até ficar tudo ligado. Deita-se a farinha, o fermento e o sal, aos poucos, mexendo sempre até ficar uma massa homogénea.
Fritam-se ás colheradas em óleo bem quente. Depois de fritos, envolvem-se em açúcar louro e canela.

Estes sonhos ficam muito leves e com um sabor delicioso a limão. Eu adoro-os.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Coscorões
Gosto deles mais fofos e a saber mais a laranja.

- 130 grs de banha
- Sumo de 1/2 laranja (coloquei também a raspa)
- 30 grs de aguardente
- 2 ovos
- 1/2 colher de chá de sal
- 500 grs de farinha, tipo 65
- óleo p/ fritar
- açúcar e canela q.b.
Na Bimby
Coloque no copo a banha, o sumo da laranja e a aguardente e programe 2 minutos, temperatura 100º, velocidade 1.
Adicione os ovos, o sal e programe 3 segundos, velocidade 6. Junte a farinha e programe 20 segundos, velocidade 6.
Retire para uma taça, cubra com um pano e deixe descansar cerca de 15 minutos. Polvilhe a bancada com farinha e estenda a massa com a ajuda de um rolo até ficar bem fininha. Com uma carretilha, corte triângulos e dê um ou dois golpes a meio. Frite dos dois lados em óleo abundante com a temperatura média.
Retire e coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo e passe-os por uma mistura de açúcar e canela.
Esta receita está no novo livro "Massas e Doces" da Bimby.
Torta de Laranja
Na semana passada não consegui, porque o meu organismo decidiu começar com contracções um mês e pouco antes da data prevista para a minha filhota nascer, e estive de repouso para ver se ela chega pelo menos ás 37 semanas e fica mais um pouco no quentinho.
Já estou um pouco melhor, mas o repouso recomenda-se.
Vou tentar nestes dias ir colocando aos poucos as coisas que fiz. Esta torta, foi mesmo um desejo de grávida...LOL. Vi a foto duma feita pela Pipas no Fórumbimby e fiquei cheia de vontade de fazer e comer.

- 8 ovos
- 400 grs de açúcar
- 40 grs de maizena
- 60 grs de manteiga
- 2 laranjas (sumo e raspa)
Na Bimby
Coloque no copo o açúcar e as cascas das laranjas (só a parte colorida) e pulverize 6 segundos, velocidade 7. Junte os ovos, a maizena, a manteiga e o sumo e programe 30 segundos, velocidade 4.
Á Mão
Numa tigela bata o açúcar, a manteiga amolecida e os ovos até obter uma massa homogénea. Junte a raspa e sumo das 2 laranjas e a maizena e misture muito bem.
=»Deite o preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, cerca de 20 minutos. Desenforme ainda quente, em cima de uma película aderente ou pano polvilhado com açúcar e enrole cuidadosamente.
Esta receita está no livro Base da Bimby e é deliciosa.
Eu e enrolar tortas é que é difícil. Partiu um bocadinho ao meio, onde a massa estava mais fininha, mas cortei essa parte fora e voltei a unir as 2 partes na tarteira.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Gallete des Rois

Ingredientes:
- 2 bases de Massa Folhada
- 125 grs de açúcar
- 125 grs de amêndoa ralada
- 125 grs de manteiga
- 2 ovos
- 1 gema p/ pincelar
Na Bimby
No copo deite a amêndoa e rale uns segundos na velocidade 7-8. Reserve.
Deite a manteiga amolecida e o açúcar e bata 20 segundos, velocidade 4. Junte os ovos e a amêndoa e bata 15 segundos, velocidade 3-4, até obter uma massa homogénea.
Á mão
Numa tigela bata a manteiga amolecida com o açúcar. Junte a amêndoa previamente ralada e os ovos e bata bem até obter uma massa homogénea.
=»Num tabuleiro de forno (usei uma forma de pizza) estenda uma base de massa folhada, em cima do papel vegetal que a acompanha. Pique a massa com um garfo.
Deite por cima a mistura de amêndoa, coloque a 2ª base de massa folhada por cima, dobre as bordas, pincele com água e sele as extremidades com a ajuda dos dentes de um garfo.
Com uma faca, faça riscos no topo da massa em forma de grade, pincele com a gema de ovo e leve ao forno a 180º até a massa ficar crescida e lourinha.

Uma verdadeira delícia!
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
A minha prenda de Natal
Há alguns anos que tenho uma máquina de café Nespresso, mas neste momento o meu estado de graça não recomenda que eu beba café, logo tenho bebido apenas uns cafés mais fraquinhos ou em galões, de longe a longe.
Eu e o meu filho adoramos chá e de Inverno é normal fazer quase todos os dias.
O meu marido este ano resolveu presentear-me com uma nova máquina (para juntar ás tantas que já tenho :). Recebi uma TASSIMO.
Confesso que no início fiquei um pouco surpreendida pois não achava que, tendo a Nespresso, necessitasse de outra, mas depois mudei de ideias.
Os chás são deliciosos, o galão (Latte Machiatto) é divinal, o café é muito gostoso e o Chocolate Quente, uma perdição. As bebidas saem muito quentinhas, coisa que acho que falta na Nespresso e não é necessário esperar que a máquina aqueça, é só ligar e tirar. As cápsulas vendem-se tanto na internet como nos supermercados.

É uma perdição!
Beijos.
Os pecados do Natal e Ano Novo

Fiz a Tarte de Amêndoa, muito apreciada cá em casa; os meus primeiros Coscorões, que ficaram muito bons; a Galletes des Rois, também uma estreia cá em casa; e a Torta de Laranja, que tanto gostamos e que há anos que não fazia.