
São os votos d' A Cozinha da Elsa. Beijos.
Um cantinho feito de partilha.
Na Bimby
No copo deitar a maçã préviamente cortada e descaroçada e triturar 10 segundos na velocidade 7. Juntar o açúcar e a canela e programar 10 segundos, velocidade 6, para misturar bem. Baixar os resíduos das paredes com a ajuda da espátula.
Programar 30 minutos, temperatura 100º, velocidade 2. Terminado o tempo, se achar que ainda deve engrossar mais um pouco, programar 10 minutos, temperatura Varoma, velocidade 2, colocando o cesto no topo do copo, em vez do copinho, para que o doce apure e não salpique.
Numa tigela, parti uma tablete em pedaços e levei ao microondas a derreter cerca de 1,5 minutos. Retirei e mexi bem com uma colher, durante 2 minutos até o chocolate estar todo derretido.
No fundo da forma dos bombons, polvilhei com os confettis. Com a ajuda de 2 colheres de chá, fui deitando colheradas de chocolate derretido dentro de cada orifício até encher.
Repeti a mesma operação com a outra tablete (cada uma, deu para 8 bombons).
Agitei ligeiramente a forma, para alisar o topo dos chocolates e levei ao frigorífico por umas horas.
Coloque todos os ingredientes no copo, excepto o chocolate e programe 5 minutos, temperatura 70º, velocidade 4.
Quando terminar, deite o chocolate. Se for de barra, deixe amaciar uns segundos e de seguida bata 10 segundos, velocidade 6. Deite por cima dos bolos já arrefecidos e enfeite a gosto.
Esta cobertura é muito boa, fica muito lisa e brilhante.
Na Bimby
No copo da Bimby deitar o açúcar e a casca do limão ou laranja e pulverizar 5 segundos, velocidade 9. Juntar os ovos e a margarina e programar 15 segundos, velocidade 6.
Por fim, adicionar a farinha e o fermento e programar 20 segundos, velocidade 6, ajudando com a espátula. De seguida, programar 2 minutos, velocidade Espiga.
Á Mão
Numa tigela bata muito bem os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte a raspa de meio limão ou laranja e a margarina préviamente amolecida e bata bem até estar tudo bem ligado. Junte a farinha e o fermento e mexa até ficar a massa formar uma bola.
Preparação das Bolachas
Numa bancada bem enfarinhada (convém ir sempre colocando farinha para que a massa não cole), coloque uma porção de massa em formato de bola e estique com o rolo até ficar com uma espessura de cerca de 0,5 centímetro.
Corte com as formas cortantes, enfeite com confettis ou açúcar e leve ao forno préviamente aquecido a 180º, num tabuleiro forrado com folha de cozeduta até as bolachas começarem a ficar ligeiramente douradas.
Retire e deixe arrefecer.
Se preferir, pode fazer um Glacé Branco, tingir com corante alimentar de cor ao gosto de cada um e enfeitar as bolachas.
Feliz Natal!
Escolher a garrafa onde se vai acondicionar o azeite. Depois de lavada, deitar dentro os dentes de alho descascados (se o gargalo for fininho, cortam-se ao meio) e as folhas de louro préviamente lavadas e dobradas de modo a entrar na garrafa.
Enche-se a garrafa de azeite, fecha-se e deixa-se repousar, agitando de vez em quando. Este azeite deve ser feito com uma semana a quinze dias de antecedência de modo a que o azeite ganhe o sabor dos elementos.
-»Pode aromatizar-se o azeite com muitos outros ingredientes:
É uma óptima ideia. O azeite fica óptimo para temperar saladas e pratos e também se torna muito bonito, dentro de uma garrafa transparente, com os vários ingredientes, a alegrar a garrafa.
Na Bimby
Deite no copo a água e os paus de canela e programe 10 minutos, temperatura 100º, velocidade 1 Inversa. Adicione o açúcar e volte a programar 10 minutos, temperatura 100º, velocidade 1 Inversa.
Terminando o tempo, deixe arrefecer um pouco. Ligue a Bimby na velocidade 1 e pelo bucal, vá juntando a aguardente ou vodka. Deixe arrefecer por completo. Prove e se achar que necessita de mais açúcar, adicione um pouco mais e mexa.
No Fogão
Numa caçarola alta ou cafeteira deitar a água e os paus de canela e levar ao lume até a água ferver e fazer uma espécie de chá. Deitar o açúcar e deixar levantar novamente fervura, mexendo bem, até o açúcar dissolver por completo.
Apaga-se o lume e deixa-se arrefecer quase por completo. Deita-se a aguardente ou vodka aos poucos, mexendo sempre.
-»Com um pano fininho de algodão ou um filtro de uma cafeteira eléctrica, coe o licor para dentro de um jarro. Este processo vai deixar o licor limpo de qualquer pedaçinho de canela que se tenha partido.
Encha garrafinhas com o licor e coloque dentro 1 ou 2 paus de canela, dos que utilizou para fazer o licor. Feche bem e está pronto a oferecer ou consumir.
Na Bimby
Coloque no copo a amêndoa e rale 15 segundos, velocidade 7. Reserve.
Coloque no copo as nozes e pique 3 segundos, velocidade 4 e reserve.
Deite no copo todos os ingredientes, á excepção da farinha e dos frutos secos ralados e programe 7 minutos, temperatura 100º, velocidade 1.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Junte a farinha e a amêndoa ralada e programe 5 minutos, temperatura 100º, velocidade 3. Adicione as nozes e envolva tudo muito bem com a espátula.
Forme as broas, com a massa ainda morna, pressione-as com um garfo, polvilhe com açúcar ou coloque uns pinhões por cima e leve ao forno cerca de 15 a 20 minutos.
Na Bimby
No copo, deitar o açúcar e pulverizar 6 segundos, velocidade 9. Adicionar a banana em pedaços e misturar 30 segundos, velocidade 5. Colocar a "borboleta", deitar os ovos e programar 4 minutos, velocidade 3,5.
Retirar a "borboleta", deitar o óleo e mexer 10 segundos, velocidade 4. Juntar a farinha, o fermento e a canela e programar 15 segundos, velocidade 4.
Á mão
Reduzir as bananas a puré com a varinha mágica ou outra e reservar.
Numa tigela bater o açúcar com os ovos muito bem, até obter um creme esbranquiçado. Juntar a banana e o óleo e mexer muito bem. Juntar a farinha, o fermento e a canela e mexer bem até ficar tudo misturado.
Num tabuleiro de forno, forrar forminhas com papel plissado, enchê-las de massa até a meio da forma, polvilhar com as pepitas de chocolate e levar ao forno a 180º, cerca de 15 minutos, até estarem cozidos.
A banana faz com que os queques não fiquem secos, ficam húmidos e saborosos.
Bom feriado!
Para temperar as batatas
Ainda não recebi o meu miminho, não faço ideia quem será o meu Amigo Oculto, mas vou de certeza adorar, eu adoro surpresas! Depois mostro-vos aquilo que recebi.
Beijos.
Num tachinho colocar cerca de 1/2 litro de água e quando começar a ferver, deitar a aletria e deixar cozer cerca de 5 minutos. Escorrer a aletria (uso o cestinho da Bimby) e reservar.
No mesmo tacho, levar ao lume o leite, a casca do limão, o açúcar e aletria e deixar levantar fervura. Baixar o lume e misturar as gemas ou o pudim chinês previamente misturados com um pouco de leite e misturar muito bem. Levantar o lume e deixar engrossar até ficar cremoso, mexendo sempre.
Tira-se para uma travessa, deixa-se arrefecer um pouco e polvilha-se a gosto com canela.
Delicie-se!!
Ingredientes p/ a Cobertura:
Na Bimby
Coloque todos os ingredientes para a massa de biscoitos na Bimby e programe 20 segundos, velocidade 6. De seguida, 2 minutos, velocidade Espiga.
Coloque a massa no dispara-biscoitos e molde-os em cima da folha de cozedura, posta num tabuleiro de ir ao forno.
Leve a cozer a 180º, cerca de 15 minutos. Retire e deixe arrefecer.
Cobertura - derreta o chocolate e o leite em banho-maria. Pode partir o chocolate em pedaços para uma tigela, juntar o leite e levar ao microondas cerca de 2 minutos, em potência alta. Retire e mexa bem com uma colher até ficar bem derretido e misturado. Se achar que está muito espesso, junte mais 2 colheres de leite.
Mergulhe os biscoitos no chocolate, até meio e deixe solidificar sobre uma grelha ou folha de cozedura.