Quando o tempo começa a aquecer, aproveitamos os fins-de-semana para fazer grelhados, sejam de carne ou peixe. Por vezes o meu marido exagera na quantidade de carne que grelha: para ele mais vale sobrar, que faltar.
Resultado: carne grelhada que apesar de estar boa, já não apetece comer, por estar muito seca.
Solução? Aproveita-se e faz-se um rolo de carne ou um empadão.
Este é o empadão que fiz há 2 semanas quando tive cá visitas e sobrou uma quantidade estrondosa de carne. :)

Ingredientes:
- 600 a 800 grs de carne de porco grelhada
- 4 ou 5 rodelas de chourição ou chouriço de carne
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 cenoura
- 100 grs de polpa de tomate
- 1/2 pacote de sopa de cebola
- 50 grs de vinho branco
Coloque no copo da Bimby a carne partida em pedaços pequenos e o chouriço e triture. Coloque metade de cada vez, para que não force muito a máquina e a carne fique mais bem picada. Retire e reserve.
Deite a cebola, os alhos e a cenoura e pique uns segundos na velocidade 6. Deite a polpa de tomate e o azeite e refogue 6 minutos, a 100º, na velocidade 1. Deite a carne picada, a sopa de cebola e o vinho branco e cozinhe cerca de 10 minutos, a 100º, velocidade Colher Inversa. Retire e reserve.
Faça o puré de batata, receita do livro Base da Bimby.
Disponha num pirex de forno uma camada de puré de batata. Deite a carne e cubra com o restante puré. Pincele com uma gema de ovo batida com um fio de água e leve ao forno a 200º a gratinar. Sirva com uma salada.
Achei que a carne era muita para o empadão, tinha um rolo de massa folhada no frigorífico, então deitei a carne sobre esta, fiz um rolo, enrolei e congelei. É só retirar e levar ao forno, pincelado com ovo batido.
Dicas: se achar que mesmo assim a carne está um pouco seca demais, junte meio pacote de natas e deixe cozinhar mais 2 minutos. Fica deliciosa.
Com esta carne pode fazer empadão, rolo de carne com ou sem massa folhada, rechear uns crepes, umas empadas ou uns pastéis de ir ao forno, etc.
O lema é Reciclar, nada se perde, tudo se transforma.