domingo, 26 de julho de 2009

BOLO DE BOLACHA

Já não me lembro há quanto tempo não fazia Bolo de Bolacha.
Quebrei o jejum, resolvendo fazê-lo para o aniversário do meu marido. Bem fresquinho, sabe tão bem...

Ingredientes para o creme:
  • 2oo grs de manteiga
  • 180 grs de açúcar
  • 1 chávena de café forte
  • 1 gema
  • 12 bolachas

Ingredientes para o bolo:

  • 1 ou 2 pacotes de bolacha Maria (consoante o tamanho desejado)
  • Café bem forte q.b.

Preparação:

No copo da Bimby deite o açúcar e pulverize-o uns segundos na vel. 6-7-9.

Junte a manteiga, a gema e o café e bata 20 segundos, velocidade 3. Demolhe no café forte que tem reservado para a montagem do bolo 12 bolachas, até estas ficaram bem embebidas e quase moles e deite-as no copo, junto ao creme. Bata mais uns segundos na velocidade 3 até obter um creme bem uniforme. Se tiver tempo, leve um pouco ao frio.

Montagem

Embeber as bolachas da base do bolo no café forte e colocá-las no prato de servir. Barrá-las com o creme, dispor nova fila de bolachas embebidas no café e voltar a barrar com o creme.

Repetir esta operação até desejado. Deixar uma boa porção de creme, para com esse barrar todo o topo e lados do bolo. Leve ao frigorífico umas horas antes de servir.




16 comentários:

  1. É um dos meus bolos preferidos! Já dava uma trinca no teu :D

    Jokas

    ResponderEliminar
  2. Costumo fazer os Bolos de Bolacha para os aniversários das crianças, receita sem ovos, porque assim sei que todos comem.
    Nas escolas, e com razão, têem sempre o cuidado de preferir bolos sem ovos por causa de eventuais alergias, e neste tempo quente é mesmo o mais aconselhável.
    Eu aprecio imenso, bem fresco sabe muito bem!

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom e toda gente gosta!!!
    Parabens ao marido!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  4. E ficou mesmo lindo, eu adoro bolo de bolacha !!!

    ResponderEliminar
  5. Ficou uma delicia, já não como há uns tempos.
    bjssss

    ResponderEliminar
  6. Ola, passa no blog que tens lá um selo para ti,
    bjsss

    ResponderEliminar
  7. Olá Elsa. Passei pelo teu blog que ainda não conhecia e adorei o que por aqui tens. Já te estou a seguir. Beijinhos grandes e se puderes manda-me uma fatia do bolo de bolacha :)

    ResponderEliminar
  8. Fizeste muito bem em quebrar o jejum...de vez em quando precisamos de um docinho!!!

    Ficou optimo!

    ResponderEliminar
  9. É o preferido da minha filhota!!!
    E há muito tempo que não o faço, ainda sobrou do teu? manda para cá

    ResponderEliminar
  10. Ficou lindo o teu bolinho.. e o preferido da minha cara metade.. tenho que experimentar a tua versão.. é um bocadinho diferente da tua.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Obrigado a todas.
    É dos meus bolos favoritos, mas acreditam que só faço tipo uma vez por ano, senão é uma desgraça, eheheh.
    Agora ao passar os olhos pela receita, reparei que me esqueci de lá escrever o acúcar na preparação...ai, ai, esta cabeça...
    Abelhinha, obrigado, vou já lá espreitar.
    Bjocas.

    ResponderEliminar
  12. Ai Elsa, eu simplesmente adoro bolos de bolacha!! Que lindo ficou e deu-me muitas saudades de o comer!! :P
    Parabéns ao marido, beijocas!

    ResponderEliminar
  13. Gostei imenso deste bolinho!!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. eu nao estou a ver isto... adoro bolo de bolacha, um dos meus doces preferidos!!

    ResponderEliminar
  15. bem adoro. a dias deliciei-me num restauante mas nunca e igual ao que fazemos em casa.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar na minha cozinha.