sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Doce Serradura ou Doce de Natas

Este doce é um dos preferidos cá em casa. Já há muito tempo que não fazia.
No fim-de-semana passado precisava de qualquer coisa rápido, que ficasse logo pronto a levar para um almoço em casa dos meus sogros. Saiu esta delícia.



Ingredientes:
  • 2 pacotes de natas
  • 1 lata de leite condensado
  • 5 folhas de gelatina branca
  • 4 colheres de sopa de leite
  • bolacha Maria ralada q.b.

Na Bimby

Deite no copo as natas bem frias, coloque a "borboleta" e programe 2 minutos, velocidade 3 1/2, vigiando-as pelo bucal para que não passem a menteiga. Junte o leite condensado e misture 30 segundos, velocidade 3.

Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Num tachinho deite o leite e leve a lume brando. Quando o leite estiver quente, escorra muito bem as folhas de gelatina e deite uma a uma no leite, mexendo bem com uma colher até dissolver. Apague e deixe arrefecer uns minutos.

Junte ao preparado anterior e misture uns segundos, na velocidade 2 1/2. Num pirex ou numa taça, cubra o fundo com uma porção de bolacha ralada, deite o preparado por cima e cubra com a restante bolacha. Leve ao frio um pouco antes de servir.

Tradicional

Numa batedeira, deite as natas e bata até ficarem ligeiramente espessas. Junte o leite condensado e bata mais uns minutos.

Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Num tacho pequeno, leve o leite a lume brando. Quando estiver quente, escorra as folhas de gelatina e deite uma a uma, mexendo bem com uma colher até dissolverem totalmente. Deixe arrefecer um pouco, antes de juntar ao preparado anterior e misturar mais uns minutos.

Cubra uma taça ou pirex com metade da bolacha ralada, deite o doce e cubra com a restante bolacha. Leve ao frio antes de servir.

Dica: para um efeito mais guloso, use bolachas de chocolate ou com pepitas de chocolate raladas. No meu caso, para a cobertura ralei umas bolachas de canela. Ficou muito crocante.

Um bom fim-de-semana.

4 comentários:

  1. Tenho um pedido desse doce para fazer este fim-de-semana, por aqui gostam imenso!

    ResponderEliminar
  2. Olá Elsa, vim conhecer teu blog e adorei! Muita coisa deliciosa! Parabéns! Bjão Débora http://cheirinhodetempero.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Adoro este doce e ainda não o experimentei fazer com a Bimby.
    Obrigada pela receita!

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar na minha cozinha.