Sendo o pão o nosso principal alimento, em jeito de comemoração venho aqui postar o pão que fiz esta semana e que vou repetir muitas e muitas vezes.
Com o friozinho a chegar, não há como um pão caseiro quentinho á mesa.
Ingredientes p/ a Massa de Levedura:
- 50 grs de água
- 5 grs de fermento de padeiro ou 1 c. de chá de Fermipan
- 90 grs de farinha, tipo 65
No copo da Bimby, coloque a água e o fermento e programe 1 minuto, temperatura 37º, velocidade 1. Adicione a farinha e envolva 10 segundos, velocidade 3. Retire e reserve num local morno até que dobre de volume.
Ingredientes p/ o Pão:
- 280 grs de água
- 1 c. de chá de sal
- 500 grs de farinha
Coloque no copo a água e o sal e programe 1,30 minuto, temperatura 37º, velocidade 1. Junte a farinha, a massa de levedura reservada e amasse 2 minutos, velocidade Espiga. Retire e faça uma bola. Desta bola retire já 150 grs de massa e reserve numa taça a levedar. Esta massa servirá de levedura para o próximo pão.
Coloque o pão em massa num tabuleiro polvilhado com farinha, cubra com um pano e reserve num local morno até que dobre de volume (ponho no forno desligado, mas previamente aquecido a 50º).
Depois de dobrar de volume, com a ajuda de uma faca, faça um corte a meio da bola. Pré-aqueça o forno a 180º, colocando no fundo deste um recipiente de ir ao forno com água. Esta humidade é necessária para deixar a côdea do pão mais crocante.
Leve a massa ao forno cerca de 45 minutos.
Esta receita está no livro "A Bimby - Massas e Doces", página 14.
Dica: Se usar farinha tipo 55, adicione mais 20-30 grs de farinha.
Nota: poderá guardar a massa levedada no frigorífico, se desejar fazer mais pão no dia seguinte, sem que seja necessário fazer novamente a massa de levedura. Se não quiser fazer mais pão no dia seguinte, pode congelar a massa levedada e quando necessitar retire-a do congelador e deixe-a á temperatura ambiente de um dia para o outro. O tradicional Pão Alentejano faz-se sempre com um pouco de massa lêveda.
A receita não está tal e qual a do livro, apenas levedei o pão uma vez, em vez de duas.
Este pão agradou a todos cá em casa. Ficou com uma consistência óptima e não sabe a fermento. Além disso, vou sempre reservar e congelar um pouco de massa levedada, e não terei de adicionar fermento.
Elsa esse pão é fantástico, já o fiz e adorei, o teu ficou muito guloso, se fizeres um 2º pão com a massa que reservaste ainda fica melhor,
ResponderEliminarbeijos
Parabéns pela participação.
ResponderEliminarExcelente sugestão ♥
Uma delícia esta receita, vou fazer pois adoro pão. Beijos e boa semana pra vc.
ResponderEliminartcha nan!!! haja um pao que faço ehehehe!!! Que festa! Este sim façop imensas vezes, simples e pronto :) Adoro :)
ResponderEliminarEsse pãozinho é tão bom!! Fiz uma vez e fiquei fã. Tenho que voltar a fazer.
ResponderEliminarbeijocas para todos aí em casa e um beijinho especial para a Ritinha. Muitos parabéns!! Na minha barriga está um Vicente. : D
adoro o pao alentejano
ResponderEliminarainda esta semana tive a sorte de ter um bem fresquinho a mesa:-)
esta lindo o teu vou guardar a receita
beijinhos
Adorei essa receita, amei o teu blog DIVINO !!!!!!!!!!!! Parabéns!!!
ResponderEliminarhttp://cozinhainformal.blogspot.com/
Convido-te a participares no meu passatempo.
ResponderEliminarbj
Já tentei fazer tudo quanto é pão na minha panificadora rsrsrsrs nada dá certo. Vou tentar mais essa receita pra ver se sai alguma coisa.
ResponderEliminarTeu blog está ótimo!
Beijocas da Rô
Bom dia a chata voltou mas estou perante a mestra e tem que ser hehe. Fiz este pãozinho e é das melhores coisas que já comi, fica bom mas mesmo bom. A minha dúvida é o que faço com os 150gr de massa que guardei no frigorifico. Está lá desde ontem, e agora? Uso toda no próximo pão que fizer e depois volto a tirar outras 150 para mais outro pão?
ResponderEliminarMestra, eu?? Ui, nem pensar.
ResponderEliminarÉ isso mesmo q disse, usa as 150 grs de massa antiga na preparação do próximo pão e no final, antes de o moldar para cozer, tira outras 150 grs e guarda para a próxima vez.
Se por acaso, não fizer pão nos 2 ou 3 dias seguintes, pode congelá-la numa caixinha e depois no dia em q vai fazer, tira para fora e deixa descongelar á temperatura ambiente antes de utilizar.
Com este processo, gasta-se menos fermento e tem-se um pão mais natural.
Beijinhos e boa sorte.
Muito obrigado. Isso é uma maravilha, poupa-se bastante no fermento, gosto mesmo quando aprendo, fico toda entusiasmada que ainda estou verde nestas coisas. Então com licença que vou ali espreitar a padaria e escolher o pãozinho de amanhã. Obrigado pela resposta :)
ResponderEliminarBoa noite as 5g de fermento de padeiro é fresco? É que estou neste momento a cozer o pão mas não cresceu muito. Obrigada
ResponderEliminarBoa noite as 5g de fermento de padeiro é fresco? É que estou neste momento a cozer o pão mas não cresceu muito. Obrigada
ResponderEliminar