Fi-lo este fim-de-semana, aproveitando que tinha um almoço de aniversário do meu primo. Saiu quentinho do forno, mesmo á hora do lanche...hummm...
Esta receita encontra-se na revista "Momentos de Partilha nº5", da Bimby. Decidi juntar pepitas de chocolate para ficar mais guloso.
Ingredientes:
- 70 grs de açúcar
- Casca de 1 laranja e 1 limão (só a parte colorida)
- 120 grs de leite
- 70 grs de manteiga
- 3 gemas
- 1 saqueta de fermento de padeiro ou 40 grs de fermento fresco
- 20 grs de sumo de laranja
- 30 grs de vinho do Porto
- 420 grs de farinha Branca de Neve fina (previamente pesada)
- 1 pitada de sal
- 300 grs de frutos secos (miolo de noz, pinhões, amêndoas, avelã)
- 1 gema de ovo p/ pincelar
- 1 saqueta de pepitas de chocolate da Vahiné (opcional)
Na Bimby
Com o copo limpo e seco coloque o açúcar e pulverize 15 segundos, velocidade 9. Junte as cascas dos citrinos e rale 5 segundos, velocidade 5. Adicione o leite e a manteiga e programe 30 segundos, temperatura 37º, velocidade 2. De seguida programe 30 segundos, velocidade 9.
Coloque a Bimby em funcionamento na velocidade 3 e pelo bucal junte as gemas, o fermento, o sumo de laranja, o vinho do Porto e misture alguns segundos. Ainda em funcionamento deite a farinha, pouco a pouco através do bucal e só no final a pitada de sal. Aumente a velocidade para a velocidade 9, durante 30 segundos.
Programe 3 minutos, velocidade Espiga, verificando se a massa forma uma bola que não fica agarrada ás paredes do copo. Se agarrar, polvilhe com um pouco de farinha e volte a amassar na mesma velocidade.
Deixe repousar a massa dentro do copo até levantar o copo-medida. Logo que isto aconteça, pressione a massa com as mãos de forma que o volume baixe e volte a programar 15 segundos, velocidade 9. Programe 1 minuto, velocidade Espiga e nos últimos segundos deite pelo bucal 200 grs de frutos secos e as pepitas.
Tradicional
Numa tigela grande, deite o açúcar, a raspa dos citrinos, o leite morno e a manteiga amolecida e bata bem até ficar uma massa homógenea. Deite as gemas, o fermento, o vinho do Porto, o sumo de laranja e amasse bem até ficar tudo bem incorporado.
Aos poucos, vá deitando a farinha, amassando bem e no final deite a pitada do sal. Amasse bem a massa com as mãos, durante alguns minutos. Se a massa agarrar ás mãos, vá polvilhando com farinha, para que desagarre das mãos e da tigela, até formar uma bola. Tape e deixe levedar cerca de 1 hora, num local morno.
Deite por cima da massa 200 grs de frutos secos e as pepitas de chocolate. Amasse e misture muito bem até estar tudo bem misturado e incorporado na massa.
Montagem do bolo
Retire a massa para uma superfície enfarinhada e amasse com as mãos até formar uma bola. Dê-lhe a forma de uma rosca e coloque num tabuleiro untado ou forrado com papel vegetal e pincele-a com a gema de ovo, decorando com os restantes frutos secos. Se desejar, decore com montinhos de açúcar humidificado (molhado).
Deixe que a massa dobre de volume e de seguida leve ao forno, pré-aquecido a 180º, cerca de 20 minutos.
Dica: aconselha-se colocar um pequeno recipiente, resistente á temperatura, com água no meio da massa para que esta não feche. Ao retirar o bolo, ainda quente, pincele-o com mel para dar brilho.
Este bolo fica muito grande. Apesar de muito saboroso, sobrou-me quase metade e não gosto nada dele duro. Assim, cortei em fatias, dividi em pequenos sacos e congelei.
Ficou mesmo bonito, e já sabe t\ao bem estas receitas com cheiro a Natal!
ResponderEliminarAdorei a receita e a dica
ResponderEliminarDeve ser delicioso!
ResponderEliminarBeijinhos
Que cheirinho a Natal!
ResponderEliminarFicou óptimo..
beijinhos*
Ficou lindo Elsa, e deve ser tão bom com o chocolate!!
ResponderEliminarbeijinhos
ja começa a cheiurar a natal
ResponderEliminarque bom:-)
beijinhos
Olá Elsa! (posso tratar pelo nome e por tu?)
ResponderEliminarHoje nas minhas pesquisas encontrei este seu cantinho maravilhoso. Apaixonei-me por ele!
Parabéns!
Adorei a dica, de congelar fatias individualmente.
Bjs