sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Bolo Fresco de Morangos no 1º aniversário da pequenita cá de casa

Primeiro post deste ano? Como é possível?
O tempo tem passado a correr e ainda este ano não tinha publicado nada.

Hoje venho mostrar-vos o bolo de Aniversário que fiz para comemorar o dia do 1º aniversário da minha pequenita, no dia 15 de Fevereiro.
Lá passou um ano e parece que foi ontem que esta menina nasceu e veio encher (ainda mais) os nossos dias.

Este bolo foi o meu escolhido por ser um pouco diferente do habitual e já me ter piscado o olho desde o dia em que o vi na revista Momentos de Partilha nº7, de Junho de 2011.
É óptimo para estes dias mais quentinhos que se avizinham...


Ingredientes para o Bolo:
  • 6 ovos grandes
  • 200 grs de açúcar
  • 60 grs de farinha Branca de Neve Super Fina c/ fermento
  • 120 grs de fécula de batata
  • 1 c. de chá de fermento em pó p/bolos
  • Margarina de culinária p/ untar

Ingredientes para o Recheio:

  • 300 grs de natas bem frias (usei 2 pacotes, 400 grs e ficou com uma camada mais grossa)
  • 250 grs de açúcar
  • 850 grs de morangos
  • morangos p/ decorar

Preparação do Bolo (Na Bimby)

Pré-aqueça o forno a 180º.

Coloque a "borboleta" no copo, deite as claras e 100 grs de açúcar e programe 8 minutos, velocidade 4. Retire e reserve.

Coloque no copo as gemas e 100 grs de açúcar e programe 4 minutos, temperatura 50º, velocidade 3. Adicione a farinha, a fécula, o fermento e 2 colheres de sopa de claras batidas e envolva 10 segundos, velocidade 3. Retire e envolva com as restantes claras reservadas, com a ajuda de uma vara de arames.

Coloque numa forma redonda de aprox. 22cm de diâmetro previamente untada com margarina e leve ao forno a 180º cerca de 25 minutos.

Desenforme o bolo e deixe arrefecer.

Para o Recheio, coloque a "borboleta" no copo limpo, as natas e 50 grs de açúcar e bata 2 minutos, velocidade 3, tendo muita atenção para que não passem a manteiga. Retire e reserve.

Para a Calda coloque no copo limpo 600 grs de morangos e 200 grs de açúcar e triture 10 segundos, velocidade 7. De seguida programe 4 minutos, a 90º, velocidade 2.

Faça um corte horizontal no bolo, de modo a dividi-lo em 2 partes, deixando a metade de cima mais fina que a inferior. Pique a base do bolo com um garfo, deite 1/3 da calda quente e deixe arrefecer.

Cubra esta base com as natas batidas, distribua por cima 250 grs de morangos cortados em rodelas e coloque a parte superior do bolo por cima. Regue o bolo com a restante calda e decore a gosto com uns morangos.

Leve o bolo ao frigorífico cerca de 2 horas antes de servir.



Este é o aspecto da fatia depois de cortada. Só os olhos comem.

Em baixo, partilho uma foto da minha Ritinha, no dia do seu aniversário. Sou uma mamã babada!!Beijos a todas/os.

16 comentários:

  1. Este bolo deve ser uma delicia, só de ver deu-me água na boca!
    A tua Ritinha é linda, parabéns pelo seu 1º ano de vida :)

    ResponderEliminar
  2. A filhota é linda. E o bolo um espectáculo.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns pelo aniversario da filhota!! parece que foi ontem que nos contavas que tinha nascido... está linda!! e o bolo... estou a babar! bjks

    ResponderEliminar
  4. Amiga, a tua Ritinha está linda, uma autêntica boneca.
    Muitos parabéns pelo aniversário, já passou 1 ano.
    O bolo deve ser uma delicia, gostei imenso.
    Um beijinho a todos

    ResponderEliminar
  5. Parabéns a Ritinha está linda ^^ é uma rica filha!
    E o bolo ficou encantador :) adorei o blog!

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. A tua menina está linda!
    Os meus parabéns, óptima escolha pois o bolo ficou lindo.

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigado a todas.
    Quanto ao bolo, ai, ai, que coisa divinal!
    O que eu dava por uma fatiazinha para hoje comer ao lanche...mas já não há.

    ResponderEliminar
  8. MAMMA MIA QUE COR MARAVILHOSA.
    PARECE UMA DELICIA
    BACI

    ResponderEliminar
  9. Olá...vim conhecer seu blog e já me encantei com a cor desse bolo,parece estar mesmo muito bom...parabéns...já estou seguindo,pois quero voltar com mais tempo e ver o que ainda não puder ver hoje...ve quizer me visitar,vou adorar!!!

    Beijinhos

    Sharon
    http://viramexeefaz.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Mmm vou fazer!

    Www.levedar.com

    ResponderEliminar
  11. LINDO BOLO E COM MORANGOS FICA UMA DELICIA.
    A SUA FILHOTA É LINDA.
    BJS

    ResponderEliminar
  12. adorei a receita... o meu marido vai fazer anos na 6f mas eu estarei a trabalhar ate mais tarde nesse dia, diga-me o bolo ficara bom se eu fizer no dia anterior no final da tarde? obg.... feliciddes pa a princesa

    ResponderEliminar
  13. o meu marido faz anos na 6f e nesse dia estarei a trabalhar ate mais tarde gostaria de saber se fizer o bolo no dia anterior se ficara bom beiinhos e felicidades

    ResponderEliminar
  14. Olá Sandra,
    podes fazer o bolo no dia anterior e no próprio dia, cortas ao meio e recheias com os morangos e as natas.
    Se quiseres podes fazer tudo no dia anterior e deixar o bolo já pronto, no frigorifico. Este bolo fresquinho é demais...
    Beijos e espero q corra bem.

    ResponderEliminar
  15. Olá Elsa, passei por aqui para te conhecer, adorei o teu cantinho. A tua filhota é linda !
    Deixo o meu para visitares quando poderes,
    http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/
    Beijinnhos e obrigada.

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar na minha cozinha.