sábado, 23 de maio de 2009

BOLO DE CHOCOLATE

A receita deste Bolo de Chocolate foi-me dada por uma colega de trabalho, que actualmente já não trabalha comigo, a Ana Ricardo. Eu sei que ela visita regularmente este meu cantinho, por isso aproveito para lhe deixar um beijinho muito grande e dizer-lhe que tanto eu, como a Mariana, sentimos muito a sua falta.
Ana, tudo de bom para ti...e obrigado por esta delícia.

Ingredientes:
  • 2 chávenas de açúcar
  • 2 chávenas de farinha 55
  • 1 c. de chá de fermento
  • 5 ovos
  • 1 chávena de chocolate em pó
  • 1 chávena de leite
  • 1 chávena de óleo

Na Bimby

No copo, coloca-se a borboleta e deita-se o açúcar e os ovos e bate-se 5 minutos, temperatura 37º, velocidade 3. Junta-se o óleo e o chocolate e mistura-se 30 segundos na velocidade 3. Deita-se a farinha e o fermento e mistura-se 30 segundos na velocidade 2. Aquece-se no microondas a chávena do leite até ficar bem quente, programa-se 1 minuto na velocidade 2,5 e pelo bucal vai-se despejando o leite quente. Unta-se e enfarinha-se uma forma grande, deita-se a massa dentro e vai ao forno a 180º, cerca de 40 minutos. Utilize a técnica do palito para verificar a cozedura.

No método tradicional

Numa taça bata os ovos inteiros com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Junte o óleo e o chocolate e bata muito bem. Deite a farinha e o fermento e misture bem. Adicione a chávena do leite bem quente e bata bem. Deite o preparado numa forma grande, préviamente untada e enfarinhada e leve ao forno a 180º, cerca de 40 minutos.

Vou colocar a Cobertura de Chocolate que ela me deu com esta receita. Não a fiz, por isso vou colocar a receita ainda sem adaptação á Bimby. Quando fizer, adiciono. Sei que é deliciosa, pois provei-a quando outra colega fez o bolo com a cobertura.

Cobertura de Chocolate - Método Tradicional

  • 100 grs de chocolate de barra
  • 80 grs de margarina
  • 1 ovo inteiro
  • 100 grs de açúcar

Derreta o chocolate com a margarina no microondas (+- 1 minuto). Num tachinho misture o ovo com o açúcar, junta-se o chocolate derretido e vai a lume brando, mexendo sempre até engrossar. Barra-se o bolo ainda quente.


Este bolo é super-delicioso. Não fica seco, fica enorme e muito fofo, tive que o cozer na minha forma grande de pão-de-ló. Até o meu filho que nunca gostou de bolos de chocolate, se rendeu a este. Diz que gosta porque é muito fofinho.
Em breve vou fazer a outra receita que ela me deu, a do Bolo Mármore e postar.
Bom fim-de-semana.

14 comentários:

  1. Elsa espectacular têm muito bom aspecto.
    Parece muito fofinho.
    bjssss

    ResponderEliminar
  2. Realmente está com uma textura espectacular!
    Parabéns então à tua amiga Ana pela receita, e a ti porque a executaste da melhor forma possível!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado a ambas.
    Fica realmente com uma textura única e passados 2 dias de o ter feito, ainda está como se acabasse de o fazer.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Ao fim de dois dias não sei como ficam os bolos. Os meus nem duram 24h. Andamos em sintonia de sabores e cores. Para a próxima, faço o teu.

    ResponderEliminar
  5. Este bolo é realmente muito bom. Conheço uma versão muito parecida que se chama "bolo nega maluca":):):)

    ResponderEliminar
  6. Bolinhos de chocolate são sempre bem-vindos! hehe
    Ficou tão grande e bonito!! òptima receita da colega! :)

    ResponderEliminar
  7. Elsa, os teus bolos ficam sempre lindos!
    :)

    ResponderEliminar
  8. Faço este bolo só que em vez de leite coloco água, na próxima vez vou fazer a tua receita, cá em casa adoram este bolo.
    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Cláudia,
    este bolo fica mt grande, por isso ainda há um restinho no prato ao fim destes dias.

    Soraya, já ouvi falar nesse bolo,mas não sabia q era parecido com este.

    Isabel, obrigado.
    Gasparzinha, além de ter a bimby q bate mt bem os bolos, o meu forno é óptimo para os cozer.

    Isabelocas, experimenta, vão adorar.

    Beijocas pra todas.

    ResponderEliminar
  10. Costumo fazer este bolinho...e ele é de facto super fofinho...adoro. Amiga em príncipio também vou à corrida da mulher...logo te confirmo. jinho doces

    ResponderEliminar
  11. Que bom Sónia. Depois diz qq coisa.
    Sempre a Milu tem q levar as asas de abelha para a conhecerem e eu...um chapéu de cozinheira??? LOL
    Beijocax.

    ResponderEliminar
  12. bolo de chocolate quem nao gosta mesmo, eszta uma maravilha e bem grande sim senhora.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. A chavena é de que medida?

    ResponderEliminar
  14. olá dona Elsa!!

    eu sou a leonor e tenho 20 anos confeso nunca gostei de cozinhar mas a verdade q isto de andar a pensar em casar e essas cosinhas esta dar-me apetites!!! =D faço tudo desde de limpezas a tricot e essas coisas sinto-me preparada para o "casamento"mas nao tradicional pois trablaho ate tarde e se ele nao me ajudar la em casa vamos ter problemas!! enfim... vamos ao q interessa eu a pouco tmepo descobri a pasta de açucar e a bimby tb!! ou seja comprei uma bimby e uero comprar a pasta de açucar tb!! a bimby da jeito para todos os dias pois tenho a minha mae doente e um pai q é daqueles homens tipicos nao ajuda em nada!! mas a pasta de açucar vem á conversa porque vou fazer anos de namoro e quero ofecere-lhe algo sentimental e nao material (tento smepre seguir esta regra) e desta vez pensei em fazer um bolo em forma de coraçao coberto com pasta de açucar e tal! a forma ja tenho pois ele comprou-me uma á uns tempos mas nunca utilizei! a pasta de açucar tb sei onde comprar! a pasta e tudo o precise para a confecção do bolo mas, falta-me uma coisa! o tipo de bolo(massa de bolo) como ja vi a Dona Elsa tem umas maozinhas de ouro! tem mesmo jeitinho de mae :P será me pode ajudar? sabe alguma receita que eu possa fazer o bolo q seja boa para aguentar com a pasta de açucar? mt mt mt obrigada e mts beijinhos pra si e par a sua familia tem mt sorte ter uma mãe e uma esposa assim!! =D e parabens!!


    p.s. Analeonor_21@hotmail.com

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar na minha cozinha.